Mostrar registro simples

dc.creatorSouza, Clarice Franco de
dc.date.accessioned2021-05-21T23:41:35Z
dc.date.available2021-05-21
dc.date.available2021-05-21T23:41:35Z
dc.date.issued2020-12-21
dc.identifier.citationSOUZA, Clarice Franco de. Práticas renovadas em educação: da compreensão à expressão musical através do ensino do piano. 2020. 199 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7562
dc.description.abstractThis dissertation will present the teaching-learning practices of the piano of each of the teachers Sodrelina Hallal and Yara Cava from the city of Pelotas, and highlight the experiences that were considered significant to promote in the student the ability to understand and express themselves through this musical instrument, these being the objectives of this work. The methodology developed was based on bibliographic research, with support in documentary aspects and testimonies. To achieve the results, we sought to identify the teachers' practices by conducting semi-structured interviews with Professor Yara and a student of Professor Sodrelina, because she is deceased, and information was also obtained through documents, academic texts and books. Based on the data collected, a study of the teaching-learning practices of each of these teachers was carried out, with the theoretical support of educators Paulo Freire, Hans-Joachim Koellreutter and Violeta de Gainza, in order to illuminate the understanding of the outlined practices. In the development of the dissertation, it begins by presenting education and music in the city of Pelotas, in order to contextualize, locate and justify the presence of teachers, also showing the training environment, as well as the training trajectory and artistic activities of each one. Continuing, it was deemed necessary to provide an overview of the practices of musical education and piano teaching that were developed throughout the 20th century, which can mention the active methods, in order to present practices that brought a more participatory and meaningful to the student. Then there was a presentation of the teaching-learning practices of the educators Freire, Koellreutter and Gainza, in order to search for these practices activities that promote understanding and expression, making an approximation between them, also showing a brief curriculum of these last two educators from music. Finally, the teaching-learning practices of each of the teachers are outlined, and the experiences understood as significant for the development of musical understanding and expression are raised, based on the contributions of educators Freire, Koellreutter and Gainza. The work is concluded with the final considerations.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPianopt_BR
dc.subjectPráticas de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectExpressão musicalpt_BR
dc.subjectTeaching-learning practicespt_BR
dc.subjectMusical expressionpt_BR
dc.titlePráticas renovadas em educação: da compreensão à expressão musical através do ensino do piano.pt_BR
dc.title.alternativeRenewed practices in education: From understanding to musical expression through the teaching of the piano.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5492536890560567pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8367592283546125pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação vai apresentar as práticas de ensino-aprendizagem do piano de cada uma das professoras Sodrelina Hallal e Yara Cava da cidade de Pelotas, e evidenciar as experiências que se entendeu significativas para promover no educando a capacidade de compreensão e de expressão musical através do instrumento, sendo estes os objetivos deste trabalho. A metodologia desenvolvida baseou-se em pesquisa bibliográfica, com apoio em aspectos documentais e depoimentos. Para alcançar os resultados, buscou-se identificar as práticas das professoras através da realização de entrevistas semiestruturadas com a professora Yara e com uma aluna da professora Sodrelina, pelo fato dela ser falecida, e também se obteve informações por meio de documentos, textos acadêmicos e livros. Com base nos dados levantados realizou-se um estudo das práticas de ensino-aprendizagem de cada uma destas professoras, tendo como apoio teórico os educadores Paulo Freire, Hans-Joachim Koellreutter e Violeta de Gainza, de modo a iluminar a compreensão das práticas delineadas. No desenvolvimento da dissertação, inicia-se apresentando a educação e a música na cidade de Pelotas, de forma a contextualizar, localizar e justificar as presenças das professoras, mostrando também o ambiente de formação, bem como a trajetória de formação e as atividades artísticas de cada uma. Dando continuidade, entendeu-se necessário trazer um panorama das práticas de educação musical e do ensino do piano que foram desenvolvidas ao longo do século XX, as quais se pode mencionar os métodos ativos, de forma a apresentar práticas que trouxeram um aprendizado mais participativo e significativo para o educando. Fez-se então uma apresentação das práticas de ensino-aprendizagem dos educadores Freire, Koellreutter e Gainza, de maneira a buscar destas práticas atividades que promovessem a compreensão e a expressão, realizando uma aproximação entre eles, mostrando também um breve currículo destes dois últimos educadores da música. Por último, são delineadas as práticas de ensino-aprendizagem de cada uma das professoras, e se levantam as experiências entendidas como significativas para o desenvolvimento da compreensão e expressão musical, com base nas contribuições dos educadores Freire, Koellreutter e Gainza. Conclui-se o trabalho com as considerações finais.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Pizzi, Jovino


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples