Mostrar el registro sencillo del ítem
Política de formação continuada de professores: identidade e trabalho docente em escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso.
dc.creator | Silva, Edna Coimbra da | |
dc.date.accessioned | 2021-05-27T14:22:07Z | |
dc.date.available | 2021-05-26 | |
dc.date.available | 2021-05-27T14:22:07Z | |
dc.date.issued | 2020-06-26 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Edna Coimbra da. Política de formação continuada de professores: identidade e trabalho docente em escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso. 2020. 152f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7580 | |
dc.description.abstract | This dissertation is in the field of teacher education, delimiting the policy of continuing education for teachers in the state public education system of Mato Grosso as an object of study, focusing on the training that takes place within the schools. The main goal was to analyze such policy in order to identify possible implications between the continuing education of teachers in the school and the constitution of the teachers' identity and teachers' work through the analysis of the principles and conceptions that support this training. The dissertation is guided by the following question: how the principles and conceptions of this training have contributed to the characterization of the identity and teaching work in this policy of continuing education for teachers in schools of the state public education system of Mato Grosso? In terms of theoretical-methodological approaches, the research was based on Ball's policy cycle. This author highlights politics as a continuous cycle, in which three contexts stand out: context of influence, context of text and context of practice. In this study, this continuing education policy for teachers mentioned here was analyzed under the policy cycle approach. Concepts inspired by Foucault's studies were used to analyze power and normalization in education. The research methodology comes from a qualitative perspective, with data collection using the bibliographic, documentary study, interviews, conversation circles and group observation in school units that took part of the research. The findings of the study indicate that the principles and conceptions of training present in the state policies have contributed to the constitution of the teachers' identity and teaching work through the resignification of the policy produced by teachers, but there are actions that can result in the control and regulation, as the policy contains clear marks of managerialism. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada de professores | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject | Identidade docente | pt_BR |
dc.subject | Educational policies | pt_BR |
dc.subject | Continuing teacher education | pt_BR |
dc.subject | Teaching work | pt_BR |
dc.subject | Teacher identity | pt_BR |
dc.title | Política de formação continuada de professores: identidade e trabalho docente em escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso. | pt_BR |
dc.title.alternative | Continuing teacher education policy: identity and teachers' work in schools of the State Education of Mato Grosso. | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3703798312527995 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7674934224612535 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta tese se situa no campo da formação de professores, delimitando como objeto de estudo a política de formação continuada de professores da rede pública estadual de ensino de Mato Grosso, com foco na formação que ocorre no interior da escola. O objetivo foi analisar esta política no sentido de identificar possíveis implicações entre a formação continuada de docentes na escola e a constituição da identidade e trabalho docente por meio da análise dos princípios e concepções que sustentam a referida formação. A tese se orienta pela seguinte indagação: como os princípios e concepções desta formação estão contribuindo para a caracterização da identidade e trabalho docente nessa política de formação continuada de professores em escolas da rede pública estadual de ensino de Mato Grosso? Nas opções teórico-metodológicas, a pesquisa se pautou no ciclo de políticas de Ball (2005, 2006). Este autor destaca a política como sendo um ciclo contínuo, no qual se destacam três contextos: contexto da influência, do texto e da prática. Nesse estudo percorreu-se o ciclo da política de formação continuada de professores da rede de ensino aqui citada. Utilizou-se conceitos inspirados nos estudos de Foucault para analisar poder e normalização na educação. A metodologia da pesquisa possui uma perspectiva qualitativa, com coleta de dados utilizando o estudo bibliográfico, documental, entrevistas, rodas de conversa e observação em grupo de estudos de formação continuada de professores em unidade escolares que fizeram parte da pesquisa. Os resultados do estudo indicam que os princípios e concepções de formação presentes nas políticas estaduais estão contribuindo para a constituição da identidade e trabalho docente via ressignificação que os docentes fazem da política, mas encontra-se ações que podem resultar no controle e regulação da identidade e trabalho docente, pois a política contém marcas nítidas do gerencialismo. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Hypolito, Álvaro Luiz Moreira |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGE: Dissertações e Teses [792]
Abrange as Dissertações e Teses defendidas no PPGE.