Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Edna Coimbra da
dc.date.accessioned2021-05-27T14:22:07Z
dc.date.available2021-05-26
dc.date.available2021-05-27T14:22:07Z
dc.date.issued2020-06-26
dc.identifier.citationSILVA, Edna Coimbra da. Política de formação continuada de professores: identidade e trabalho docente em escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso. 2020. 152f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7580
dc.description.abstractThis dissertation is in the field of teacher education, delimiting the policy of continuing education for teachers in the state public education system of Mato Grosso as an object of study, focusing on the training that takes place within the schools. The main goal was to analyze such policy in order to identify possible implications between the continuing education of teachers in the school and the constitution of the teachers' identity and teachers' work through the analysis of the principles and conceptions that support this training. The dissertation is guided by the following question: how the principles and conceptions of this training have contributed to the characterization of the identity and teaching work in this policy of continuing education for teachers in schools of the state public education system of Mato Grosso? In terms of theoretical-methodological approaches, the research was based on Ball's policy cycle. This author highlights politics as a continuous cycle, in which three contexts stand out: context of influence, context of text and context of practice. In this study, this continuing education policy for teachers mentioned here was analyzed under the policy cycle approach. Concepts inspired by Foucault's studies were used to analyze power and normalization in education. The research methodology comes from a qualitative perspective, with data collection using the bibliographic, documentary study, interviews, conversation circles and group observation in school units that took part of the research. The findings of the study indicate that the principles and conceptions of training present in the state policies have contributed to the constitution of the teachers' identity and teaching work through the resignification of the policy produced by teachers, but there are actions that can result in the control and regulation, as the policy contains clear marks of managerialism.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectIdentidade docentept_BR
dc.subjectEducational policiespt_BR
dc.subjectContinuing teacher educationpt_BR
dc.subjectTeaching workpt_BR
dc.subjectTeacher identitypt_BR
dc.titlePolítica de formação continuada de professores: identidade e trabalho docente em escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso.pt_BR
dc.title.alternativeContinuing teacher education policy: identity and teachers' work in schools of the State Education of Mato Grosso.pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3703798312527995pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7674934224612535pt_BR
dc.description.resumoEsta tese se situa no campo da formação de professores, delimitando como objeto de estudo a política de formação continuada de professores da rede pública estadual de ensino de Mato Grosso, com foco na formação que ocorre no interior da escola. O objetivo foi analisar esta política no sentido de identificar possíveis implicações entre a formação continuada de docentes na escola e a constituição da identidade e trabalho docente por meio da análise dos princípios e concepções que sustentam a referida formação. A tese se orienta pela seguinte indagação: como os princípios e concepções desta formação estão contribuindo para a caracterização da identidade e trabalho docente nessa política de formação continuada de professores em escolas da rede pública estadual de ensino de Mato Grosso? Nas opções teórico-metodológicas, a pesquisa se pautou no ciclo de políticas de Ball (2005, 2006). Este autor destaca a política como sendo um ciclo contínuo, no qual se destacam três contextos: contexto da influência, do texto e da prática. Nesse estudo percorreu-se o ciclo da política de formação continuada de professores da rede de ensino aqui citada. Utilizou-se conceitos inspirados nos estudos de Foucault para analisar poder e normalização na educação. A metodologia da pesquisa possui uma perspectiva qualitativa, com coleta de dados utilizando o estudo bibliográfico, documental, entrevistas, rodas de conversa e observação em grupo de estudos de formação continuada de professores em unidade escolares que fizeram parte da pesquisa. Os resultados do estudo indicam que os princípios e concepções de formação presentes nas políticas estaduais estão contribuindo para a constituição da identidade e trabalho docente via ressignificação que os docentes fazem da política, mas encontra-se ações que podem resultar no controle e regulação da identidade e trabalho docente, pois a política contém marcas nítidas do gerencialismo.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Hypolito, Álvaro Luiz Moreira


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples