Qualificação docente: a autorregulação da aprendizagem em prol do ensino da escrita de textos.

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Data
2020-08-18Autor
Rosa, Glediane Saldanha Goetzke da
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Esta pesquisa surgiu da necessidade de contribuir com a formação de professores
com ênfase no ensino da autorregulação em prol da escrita de textos, uma vez que a
escola apresentou nos últimos anos elevados índices de reprovação principalmente
em turmas de terceiro ano. Teve como objetivo analisar os efeitos de um projeto de
intervenção com foco na formação continuada, realizado com 6 professoras do 2° ao
5° ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual da cidade de
Pelotas/RS. A partir do desenvolvimento teórico-prático, oportunizou-se às
professoras uma intervenção pedagógica realizada sob as bases teóricas da
autorregulação da aprendizagem organizada em três etapas. Etapa 1: Processo de
alfabetização e organização do trabalho pedagógico: atuação docente, para o estudo
formativo e planejamento de atividades iniciais voltadas a escrita. Etapa 2: Processos
autorregulatórios para o ensino da escrita de textos: formação continuada em serviço,
com foco em estudos voltados às especificidades do trabalho com produção escrita
de textos. Etapa 3: Processo reflexivo: avaliação da prática de formação continuada
para a escrita de textos, com o objetivo de analisar os avanços e dificuldades
encontradas em relação à prática do ensino e escrita de textos após a formação
continuada. Os dados para análise foram coletados por meio de escritas reflexivas,
gravações de áudio e entrevistas. A partir da análise textual discursiva, emergiram
sinais de mudança a partir de quatro categorias: I) Sistematização dos Processos
Autorregulatórios; II) Efeitos sobre a motivação para a docência; III) Aprendizagem
docente e sua Influência sobre os contextos social e físico de atuação profissional; IV)
Ressignificação do Eu docente: Efeitos sobre a prática pedagógica. A partir da
discussão das categorias, percebeu-se ao longo da intervenção pedagógica as
participantes passaram a se sentir mais confiantes em relação a construção de seus
saberes docentes, desenvolvendo o fazer pedagógico a partir de um processo cíclico
e multidimensional, o que potencializou sinais de mudança na construção da
autonomia e prática profissional em relação ao ensino da escrita de textos.
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