A escola pública e Paulo Freire : o encontro (re)velado.

Visualizar/ Abrir
Data
2007-08-02Autor
Rodrigues, Carla Simone Batista
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A pesquisa aborda a relação entre professores de escolas públicas com a
pedagogia freireana. Para isso, oportunizou-se a professores de duas escolas
públicas estaduais de Canguçu/RS, uma urbana e outra rural, momentos de
reflexão conjunta sobre suas práticas em uma perspectiva emancipatória, a fim de
entender os referenciais utilizados. Observa-se que essas perspectivas
emancipatórias, originadas no bom senso ou no senso comum qualificado dos
professores, relacionam-se com a pedagogia freireana mesmo que não haja uma
aproximação explícita com a obra de Paulo Freire. Pretende-se mostrar que, a
obra freireana poderia potenciar esse movimento emancipatório dos professores à
medida que desse mais segurança do caminho que tais profissionais estão
trilhando e relacionasse aspectos que aparecem fragmentados em suas falas
como uma reflexão teórica de conjunto.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: