dc.creator | Rodrigues, Eliana Weber | |
dc.date.accessioned | 2021-06-08T00:00:49Z | |
dc.date.available | 2021-06-04 | |
dc.date.available | 2021-06-08T00:00:49Z | |
dc.date.issued | 2007-06-06 | |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Eliana Weber. Mapeando a relação dialógica entre a comunidade e a escola: o caso do loteamento Dunas. 2007. 92f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7618 | |
dc.description.abstract | This investigation has been realized from the experience of the author’s community service in a ONG in Dunas, in Areal district, in Pelotas, in Rio Grande do Sul, Brazil. It is located on the ouskirts of the city and there are countless characteristic problems of poor areas. It was highlighted the historical and sociological aspects that involve inter relation between the local school and the community, trying to asnwer if there is a dialog between them. It has been used, among other authors, the work of Paulo Freire and it has been prioritized dialogs with the community, as well as many observations of activities developed in Dunas in 2006. In the present paper there are reflexions about relationship problems between school and community, as well as it discuss some possibilities of improvement in this relationship. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Comunidade | pt_BR |
dc.subject | Diálogo | pt_BR |
dc.subject | Paulo Freire | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Chool | pt_BR |
dc.subject | Community | pt_BR |
dc.subject | Dialog | pt_BR |
dc.title | Mapeando a relação dialógica entre a comunidade e a escola: o caso do loteamento Dunas. | pt_BR |
dc.title.alternative | Mapping the dialogical relationship between the community and the school: the case of the Dunas allotment. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8559679548043922 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8345056690158725 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta investigação se realizou a partir da experiência de trabalho comunitário da autora através de uma ONG junto ao Loteamento Dunas, bairro Areal, pelotas /RS. É um local situado na periferia da cidade e que sofre inúmeros problemas característicos de zonas empobrecidas. Buscou-se problematizar as determinações históricas e sociológicas que envolvem as inter-relações entre a escola local e a comunidade, procurando responder se existe diálogo entre ambas. Utilizou-se, dentre outros autores, a obra de Paulo Freire e priorizou-se as conversas com a comunidade, bem como observações de várias atividades desenvolvidas no local no ano de 2006. A dissertação procurou apontar algumas reflexões acerca dos problemas presentes na relação da escola com a comunidade, possibilidades de superação destes e sugestões que qualifiquem esta relação. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Kieling, José Fernando | |