Mostrar registro simples

dc.creatorTillmann, Silvana Teixeira
dc.date.accessioned2021-06-08T00:05:20Z
dc.date.available2021-06-07
dc.date.available2021-06-08T00:05:20Z
dc.date.issued2007-02-11
dc.identifier.citationTILLMANN, Silvana Teixeira. Literatura e Cinema em sala de aula de Língua Portuguesa: - efeitos sobre a leitura e a produção textual dos alunos. 2007. 121f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7621
dc.description.abstractEste trabajo tiene como objetivo verificar los efectos de una práctica pedagógica centrada en actividades de lectura y escritura sobre la producción textual de los alumnos. El estudio fue desarrollado en clases de Lengua Portuguesa junto a alumnos del 8º año de la E.E.E. Medio Areal, durante el año lectivo de 2006. La poesía, la música, la literatura y el cine formaron parte del cotidiano del aula y sirvieron de base para el desarrollo de las actividades realizadas. Después de la realización de ese trabajo, los textos producidos por los alumnos de los grupos 82 y 83 fueron analizados con base en categorías adaptadas de aquellas ya propuestas por Meserani (2002): reproducción, paráfrasis, creación. Los resultados muestran que los alumnos, que en el primer trimestre predominantemente producen textos clasificados como reproducciones, a lo largo del año lectivo pasan a producir texto híbrido y creación. Observo también que a lo largo del año lectivo los alumnos que son provocados por películas, literatura, música y poesía retoman gradativamente el proceso de leer, escribir y de buscar un perfeccionamiento en la escritura. Y esos procesos son necesarios no sólo a la formación intelectual del ser humano, así como, a la descubierta de la lectura de mundo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectLecturapt_BR
dc.subjectCinept_BR
dc.subjectProducción textualpt_BR
dc.subjectPráctica pedagógicapt_BR
dc.titleLiteratura e Cinema em sala de aula de Língua Portuguesa: - efeitos sobre a leitura e a produção textual dos alunos.pt_BR
dc.title.alternativeLiteratura y cine en aula de Lengua Portuguesa: - efectos sobre la lectura y la producción textual de los alumnos.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1205031150441375pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5342617922616660pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem o objetivo de verificar os efeitos de uma prática pedagógica centrada em atividades de leitura e escrita sobre a produção textual dos alunos. O estudo foi desenvolvido em aulas de Língua Portuguesa junto a alunos de 8ª série da E.E.E. Médio Areal, durante o ano letivo de 2006. A poesia, a música, a literatura, e o cinema fizeram parte do cotidiano da sala de aula e serviram de base para o desenvolvimento das atividades realizadas. Após a realização desse trabalho, os textos produzidos pelos alunos das turmas 82 e 83 foram analisados com base em categorias adaptadas daquelas já propostas por Meserani (2002): reprodução, paráfrase, criação. Os resultados mostram que os alunos, que no primeiro trimestre predominantemente produzem textos classificados como reproduções, ao longo do ano letivo passam a produzir texto híbrido e criação. Observo também que ao longo do ano letivo os alunos que são provocados pelos filmes, literatura, música e poesia retomam gradativamente o processo de ler, escrever e de buscar um aprimoramento na escrita. E esses processos são necessários não só a formação intelectual do ser humano, como também à descoberta da leitura de mundo.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Miranda, Ana Ruth Moresco


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples