Formação inicial de professores de Ciências Biológicas: análise de uma hipótese curricular.
Resumo
Nesta dissertação descrevem-se e analisam-se as características e o processo de
desenvolvimento de uma hipótese curricular para a formação profissional de um
grupo de licenciandos do Curso de Bacharelado e Licenciatura Plena em Ciências
Biológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), referenciada pelo Modelo de
Investigação na Escola (MIE). O trabalho foi desenvolvido nos últimos três
semestres do curso, nas disciplinas de Didática Geral, Didática do Ensino de
Ciências e Biologia e Prática de Ensino I (Ensino Fundamental – Ciências). Ele
propõe a complexificação das concepções didático-metodológicas dos acadêmicos
por meio da explicitação e problematização destas concepções, seu contraste com
as de outros profissionais e com referenciais teóricos e a sua evolução gradual a
partir da superação dos obstáculos ao seu desenvolvimento profissional. A hipótese
curricular se orienta no sentido de favorecer, nos acadêmicos, a constituição de um
corpo de conhecimento profissional referenciado por concepções de aprendizagem
como construção, de ensino como um processo baseado na interação professoraluno
e de avaliação como uma atividade processual e formativa, além de ter como
parâmetros balizadores as idéias prévias dos alunos e uma concepção evolucionista
dos conhecimentos científico e cotidiano. Com o objetivo de avaliar a hipótese
curricular, identificou-se e analisou-se a evolução dos modelos didáticos pessoais,
dos 18 alunos participantes, ocorrida durante o desenvolvimento das disciplinas de
didática (nível discursivo) e de prática de ensino/estágio supervisionado (nível
prático). Os instrumentos de coleta de dados foram dois questionários, aplicados aos
licenciandos, respectivamente, no início e no final das didáticas e seu relatório final
do estágio supervisionado. A análise de conteúdo dos dados coletados indicou que,
ao final das disciplinas didáticas, a metade dos acadêmicos apresentava
concepções didático-metodológicas mais complexas (classificadas no Modelo
Construtivista Simples) do que as de senso comum, que prevalecem entre os
professores, e que foram também verificadas nas concepções iniciais da maioria dos
18 estudantes (Modelo Didático Tradicional). Estes resultados sugerem que a
hipótese curricular apresenta potencial formativo, tendo influenciado a evolução das
idéias dos acadêmicos durante seu desenvolvimento. Por outro lado, os modelos
didáticos que orientaram as práticas da maioria dos acadêmicos, durante o
desenvolvimento do estágio, embora embasados por níveis teóricos de
complexidade maior (classificados no Modelo Construtivista Simples, como já
referido antes) foram classificados em um nível de complexidade menor (Modelo de
Transição), o que sugere dificuldades, por parte dos alunos, em colocar em prática
as suas idéias. As entrevistas realizadas com dois estudantes, voltadas para lançar
luz sobre os processos envolvidos em sua prática e para avaliar suas opiniões
acerca da influência das disciplinas teóricas sobre o seu processo de formação,
ilustram as dificuldades enfrentadas por esses estudantes, assim como suas
avaliações positivas acerca das disciplinas. Os achados desta investigação parecem
indicar que a hipótese curricular baseada no Modelo de Investigação na Escola é
uma perspectiva importante para a formação docente, embora haja necessidade de
desenvolver mais estudos relacionados ao assunto.
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