Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorGarcez, Renata Oliveira
dc.date.accessioned2021-06-08T00:11:45Z
dc.date.available2021-06-07
dc.date.available2021-06-08T00:11:45Z
dc.date.issued2007-01-05
dc.identifier.citationGARCEZ, Renata Oliveira. O uso da tecnologia de informação e comunicação, no ensino, por professores universitários. 2007. 176f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7623
dc.description.abstractInformation and Communication Technology (ICT’s) have developed and diversified fast and has become part of all citizens’ everyday life. This fact can neither be ignored nor despised since some ICT’s have deeply affected the society and education, as well. Authors such as Moran ((2004, 2000, 1993), Porto (2003, 1998), Kenski (2003, 1996) and Toschi (2005) have reflected on the transformation the means have provided for professors and suggest that they should work to construct teachinglearning spaces with technologies which enable both professors and students to learn. Technology is part of students’ and professors’ culture, thus part of their lives. Based on these remarks, I aimed at identifying how professors are dealing with ICT’s in the educational environment. Therefore, I carried out a qualitative research – a case study – with professors at the Social Communication School at UCPEL – Universidade Católica de Pelotas. My tools for data collection were questionnaires, interviews, and class observation, in September and October 2006. All professors stated that they have used ICT’s in their classes and emphasized that these resources make students’ understanding easier and that they are fundamental to the work performed in class. Class observation showed that these professors use ICT’s in class, not only to complement and/or present a topic but also to help students’ learning. They learned how to use ICT’s in extension and post-graduation courses, by observing other professors and colleagues, and by using them in their own practice. The professors stated that they had “adapted” the knowledge they had previously acquired in the courses, to their practice. Besides, the research showed that professors perform communicational actions, i. e., they allow the development of an interactive environment which is open to dialogue, and stimulate students to make multiple connections and to construct their knowledge themselves. Therefore, this research concludes that ICT’s offer pedagogical possibilities which can be understood as resources, teaching tools, and/or communicational processes in teaching-learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectProfessor universitáriopt_BR
dc.subjectAção comunicacionalpt_BR
dc.subjectPossibilidades pedagógicaspt_BR
dc.subjectInformation and Communication Technologiespt_BR
dc.subjectUniversity professorpt_BR
dc.subjectCommunicational actionpt_BR
dc.subjectPedagogical possibilitiespt_BR
dc.titleO uso da tecnologia de informação e comunicação, no ensino, por professores universitários.pt_BR
dc.title.alternativeThe use of information and communication technology in college teaching processes.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5732783206082038pt_BR
dc.description.resumoAs Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC's têm se desenvolvido e se diversificado rapidamente, estando presentes na vida cotidiana de todos os cidadãos. Esta inserção das TIC's na vida das pessoas não pode ser ignorada ou desprezada, visto que algumas afetam profundamente a sociedade e também a educação. Autores como Moran (1993), Moran, Masetto e Behrens (2000), Porto (2003, 1998), Kenski (2003, 1996) e Toschi (2005) refletem sobre as transformações que esses meios têm propiciado aos educadores, sugerindo a mobilização de todos para a criação de espaços de ensino-aprendizagem com tecnologias que possibilitem o aprendizado, tanto de educadores como de alunos. A tecnologia é parte da cultura de educandos e educadores, fazendo parte de suas vidas. Baseando-nos nestas considerações, buscamos identificar como os docentes universitários estão lidando com as TIC's no ambiente educacional. Para tal, efetuamos uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, com educadores da Escola de Comunicação Social - ECOS da Universidade Católica de Pelotas - UCPEL. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram questionários, entrevistas e observações de aulas, no período de setembro a outubro de 2006. Todos os entrevistados afirmaram que utilizam as TIC's, enfatizando que elas facilitam o entendimento do aluno e são fundamentais para o trabalho em sala de aula. As observações mostraram que os educadores da ECOS usam as TIC’s, seja para complementar e/ou introduzir um tema de estudo e/ou para auxiliar na aprendizagem dos alunos. Eles aprenderam a utilizar as TIC´s em cursos de extensão, de pósgraduação, na observação de outros professores e na sua própria prática em sala de aula. Afirmam, também, que “adaptaram” os conhecimentos adquiridos nos cursos realizados para sua prática pedagógica. Por outro lado, a pesquisa evidenciou que os professores demonstram uma ação comunicacional, ou seja, propiciam um ambiente interativo propício ao diálogo, estimulando os alunos a efetuarem múltiplas conexões e a construírem, por si mesmos, seus conhecimentos. Assim, concluimos que as tecnologias oferecem possibilidades pedagógicas que podem ser entendidas como recursos, ferramentas de ensino e/ou processos comunicacionais de ensino aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Porto, Tania Maria Esperon


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem