dc.creator | Selbach, Paula Trindade da Silva | |
dc.date.accessioned | 2021-06-08T00:12:55Z | |
dc.date.available | 2021-06-07 | |
dc.date.available | 2021-06-08T00:12:55Z | |
dc.date.issued | 2007-03-21 | |
dc.identifier.citation | SELBACH, Paula Trindade da Silva. Desafios das práticas pedagógicas universitária face a reestruturação curricular: um estudo com professores do Curso de Enfermagem. 2007. 109f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7624 | |
dc.description.abstract | This study discusses how a group of professors at the Nursing School of
UFPel expresses their conceptions about the pedagogic practices they develop
and the collective work they have been experiencing with a view to building their
political-pedagogic project, considering the changes introduced by the National
Curricular Guidelines for the Health area. The research focuses on the
challenges professionals must face when they take on teaching as their
profession, due to a reasonable consensus that in order to follow teaching in
higher education it suffices to master the specific knowledge of the area, which
is also expressed by their identification with the profession of nurses instead of
teachers. The data have been obtained through applying semi-structured
interviews to a five professors of the Course, and have been analyzed under a
theoretical framework which includes Cunha (1998, 2001, 2002, 2005),
Anastasiou (2002, 2005), Zabalza (2004), Pimenta (2002) and Bernstein (1996,
1998, 2000). Results indicate that their formation as well as the complexity of
higher education teaching have challenged some professionals into investing in
collective work as a way of building and systematizing, through the course’s
political-pedagogic project, a less fragmented curriculum, able to form students
in a more global perspective. They also show that these professionals, as they
become professors, consider important to undergo studies in the teaching field
in order to better understand the practices they develop. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia universitária | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Higher education pedagogy | pt_BR |
dc.subject | Pedagogic practices | pt_BR |
dc.subject | Teaching and Learning | pt_BR |
dc.title | Desafios da prática pedagógica universitária face a reestruturação curricular: um estudo com professores do Curso de Enfermagem. | pt_BR |
dc.title.alternative | Challenges of university pedagogic practices in face of restructuring curriculum: a study with professors of the Nursing. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3827667376371440 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0843086784953517 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse estudo discute como um grupo de docentes do Curso de
Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas expressa suas concepções a
respeito das práticas pedagógicas que desenvolvem e do trabalho coletivo que
estão vivenciando para a construção do projeto político-pedagógico, tendo em
vista as mudanças anunciadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a
área da Saúde. A pesquisa percorre um caminho que favoreceu um olhar sobre
os desafios que profissionais enfrentam quando assumem a docência como
sua profissão, pois há razoável consenso de que para exercer a docência no
ensino superior é suficiente o domínio nos conhecimentos específicos e sua
identificação é o exercício profissional na área de atuação dos professores. Os
dados foram obtidos através da aplicação de entrevistas semi-estruturadas
com cinco professores do Curso e foram analisados, preferencialmente, à luz
do referencial de Cunha (1998, 2001, 2002, 2005), Anastasiou (2002, 2005),
Zabalza (2004), Pimenta (2002), Bernstein, (1996,1998, 2000). Os resultados
nos possibilitaram perceber que a formação e a complexidade da docência
universitária são provocativos para alguns profissionais investirem no trabalho
coletivo como forma de construir e sistematizar, através do PPP, um currículo
menos fragmentado que ajude a formar os alunos em uma perspectiva mais
global. Verificamos, também, que esses profissionais, ao tornarem-se
docentes, consideram importante ter estudos no campo do ensinar que os
ajudem a melhor compreender as práticas que desenvolvem. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Zanchet, Beatriz Maria Boéssio Atrib | |