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dc.creatorSelbach, Paula Trindade da Silva
dc.date.accessioned2021-06-08T00:12:55Z
dc.date.available2021-06-07
dc.date.available2021-06-08T00:12:55Z
dc.date.issued2007-03-21
dc.identifier.citationSELBACH, Paula Trindade da Silva. Desafios das práticas pedagógicas universitária face a reestruturação curricular: um estudo com professores do Curso de Enfermagem. 2007. 109f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7624
dc.description.abstractThis study discusses how a group of professors at the Nursing School of UFPel expresses their conceptions about the pedagogic practices they develop and the collective work they have been experiencing with a view to building their political-pedagogic project, considering the changes introduced by the National Curricular Guidelines for the Health area. The research focuses on the challenges professionals must face when they take on teaching as their profession, due to a reasonable consensus that in order to follow teaching in higher education it suffices to master the specific knowledge of the area, which is also expressed by their identification with the profession of nurses instead of teachers. The data have been obtained through applying semi-structured interviews to a five professors of the Course, and have been analyzed under a theoretical framework which includes Cunha (1998, 2001, 2002, 2005), Anastasiou (2002, 2005), Zabalza (2004), Pimenta (2002) and Bernstein (1996, 1998, 2000). Results indicate that their formation as well as the complexity of higher education teaching have challenged some professionals into investing in collective work as a way of building and systematizing, through the course’s political-pedagogic project, a less fragmented curriculum, able to form students in a more global perspective. They also show that these professionals, as they become professors, consider important to undergo studies in the teaching field in order to better understand the practices they develop.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPedagogia universitáriapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectHigher education pedagogypt_BR
dc.subjectPedagogic practicespt_BR
dc.subjectTeaching and Learningpt_BR
dc.titleDesafios da prática pedagógica universitária face a reestruturação curricular: um estudo com professores do Curso de Enfermagem.pt_BR
dc.title.alternativeChallenges of university pedagogic practices in face of restructuring curriculum: a study with professors of the Nursing.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3827667376371440pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0843086784953517pt_BR
dc.description.resumoEsse estudo discute como um grupo de docentes do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas expressa suas concepções a respeito das práticas pedagógicas que desenvolvem e do trabalho coletivo que estão vivenciando para a construção do projeto político-pedagógico, tendo em vista as mudanças anunciadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a área da Saúde. A pesquisa percorre um caminho que favoreceu um olhar sobre os desafios que profissionais enfrentam quando assumem a docência como sua profissão, pois há razoável consenso de que para exercer a docência no ensino superior é suficiente o domínio nos conhecimentos específicos e sua identificação é o exercício profissional na área de atuação dos professores. Os dados foram obtidos através da aplicação de entrevistas semi-estruturadas com cinco professores do Curso e foram analisados, preferencialmente, à luz do referencial de Cunha (1998, 2001, 2002, 2005), Anastasiou (2002, 2005), Zabalza (2004), Pimenta (2002), Bernstein, (1996,1998, 2000). Os resultados nos possibilitaram perceber que a formação e a complexidade da docência universitária são provocativos para alguns profissionais investirem no trabalho coletivo como forma de construir e sistematizar, através do PPP, um currículo menos fragmentado que ajude a formar os alunos em uma perspectiva mais global. Verificamos, também, que esses profissionais, ao tornarem-se docentes, consideram importante ter estudos no campo do ensinar que os ajudem a melhor compreender as práticas que desenvolvem.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Zanchet, Beatriz Maria Boéssio Atrib


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