O Sínodo de Missouri e a educação pomerana em Pelotas e São Lourenço do Sul nas primeiras décadas do século XX: identidade e cultura escolar.
Resumo
Na região meridional do Estado do Rio Grande do Sul, nas regiões do
interior Pelotas e São Lourenço do Sul estabeleceu-se em meados do século XIX
descendentes de pomeranos. Estes imigrantes buscaram organizar uma vida
comunitária no seu cotidiano, organizando as escolas e igrejas nas suas
comunidades. Entretanto, no início do século XX, o Sínodo de Missouri, uma igreja
luterana confessional oriunda dos Estados Unidos instala-se entre estas
comunidades. O Sínodo de Missouri buscou implantar uma projeto escolar e
religioso diferenciado, com uma formação doutrinária luterana ortodoxa. Procuramos
aqui analisar a formação da identidade do Sínodo nas comunidades pomeranas nas
primeiras décadas do século XX. Explicitamos os conceitos de identidade, não os
entendendo como algo dado, mas construído e reinventado nos processos
conflitivos da aceitação do Sínodo na educação pomerana. Para entendermos a
formação identitária, abordamos as origens históricas e bases doutrinárias do
Sínodo de Missouri, o início na Alemanha, com o descontentamento da influência
racionalista na igreja luterana, a migração para os Estados Unidos, consolidando
uma instituição sinodal baseada em fundamentos confessionais do luteranismo e o
espírito missionário do Sínodo, com a expansão do seu trabalho no Brasil. As
justificativas da instalação do Sínodo são analisadas nos seguintes aspectos: a
necessidade de se diferenciar de outras instituições religiosas e a demarcação de
um campo religioso de acordo com os seus princípios, interiorizando um habitus nas
condutas das pessoas educadas na instituição. Na análise dos caminhos do Sínodo
são apresentadas características que o distinguem: a necessidade de formar
pastores e professores, qualificando-os no trabalho religioso e escolar. Assim, o
surgimento do primeiro seminário no interior de São Lourenço do Sul entre os pomeranos propiciou um estudo do projeto do Sínodo na compreensão da
identidade teológica pedagógica dos primeiros estudantes, que, posteriormente,
atuaram nas comunidades pomeranas. No intuito de revelar aspectos da formação
de uma identidade, analisamos a representação do Sínodo em acreditar ser a
“verdadeira igreja luterana”. Esta crença foi legitimada através de práticas
diferenciadas das outras instituições consideradas luteranas, as comunidades
independentes e o Sínodo Riograndense, como a necessidade da formação de
pastores e professores e a educação doutrinária luterana ocupar lugar especial na
cultura escolar. Através das práticas escolares nos propomos a entender o currículo
destas escolas. O ponto central do seu currículo era o ensino religioso e suas
relações com os ritos da igreja de forma acentuada, apresentando o aprendizado da
língua alemã como essencial para a participação da vida religiosa. Este projeto de
educação do Sínodo também contou com a análise do material didático nas escolas,
e através deste estudo podemos perceber aspectos que diferenciavam a produção e
constituição deste material do das outras instituições e privilegiando o fomento de
uma educação doutrinária ortodoxa. Na comparação entre o material didático do
Sínodo de Missouri e o do Sínodo Riograndense encontrado nas escolas pomeranas
foi possível apontarmos as diferenciações sutis no projeto de educação desta
instituição e entendermos aspectos da formação do processo identitário das
comunidades pomeranas ligadas ao Sínodo de Missouri.
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