Educação e constituição simbólica do sujeito: (escolas alternativas e a subversão do sujeito).

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Data
2007-02-07Autor
Feijó, José Roberto de Oliveira
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Este trabalho tem seu foco no estudo da função de mediação da educação entre a
singularidade, isto é, o sujeito que se constitui simbolicamente e a dimensão social,
aqui denominada o Outro da cultura. Trago à reflexão sobre a educação e seu
enlace com o social as categorias do desejo e do sujeito desejante. É por meio
dessas categorias que analisei as condições que possibilitam uma forma de
subjetividade operada pela educação convencional atravessada pelo imaginário dos
imperativos sócio-econômicos e culturais atuais, e a possibilidade de subversão
desse processo de subjetivação. Subversão que pode ser supostamente produzida
pelas escolas alternativas. A constituição do sujeito do desejo, mediado pelas
propostas pedagógicas das escolas alternativas é o ponto decisivo desta
dissertação. A subjetividade foi pensada como uma categoria que se constitui por
meio de processos identitários engendrados pelos processos de significação e
ressignificação educacional, por sua operação em meio às finas tramas do poder,
nas quais a função polissêmica imanente ao desejo opera sempre como “fisga” na
luta pela cooptação dos interesses desses sujeitos.
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