dc.creator | Loureiro, Luis Humberto Ferrari | |
dc.date.accessioned | 2021-06-08T19:12:37Z | |
dc.date.available | 2021-06-08 | |
dc.date.available | 2021-06-08T19:12:37Z | |
dc.date.issued | 2007-03-09 | |
dc.identifier.citation | LOUREIRO, Luis Humberto Ferrari. A prática de professores do Ensino Médio em sala de aula. 2007. 112f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7634 | |
dc.description.abstract | Throughout this dissertation I present data about pedagogic practices used by
teachers who work in High School and have a good relationship with the students
and/or are considered “good” by students attending third grade of high school in two
public schools in Rio Grande/RS: Instituto de Educação Juvenal Miller e Colégio
Técnico Industrial Professor Mário Alquati. From the teachers indicated by the
students, I selected three from each school to perform a survey of “ethnographic
type” in the second semester of 2006, including observation of their classes and
interview with the teachers. In order to effect analysis of data obtained in the
investigation I based myself in authors like Cunha (1998, 2005), Freire (2003a,
2003b, 2005), Moran (2000), Penteado (2002), Porto (2000, 2003, 2005, 2006) e
Tardif (2002). The main findings of the research indicate that the “good” teachers
from these schools have a hybrid pedagogic practice, that means, in general their
classes take place according to emergent-communicative paradigm. The students
indicated the teachers because they talked to them, listened to them and treated
them with affection and caress, besides being relaxed and in good mood. They were
also chosen because they explained the issues well and mastered the contents.
During class observation and through the interviews I could realize that the behavior
of teachers was in accordance with the justifications presented by the students. I
found results similar to these in surveys carried out by Alves (2002), Giesta (1998) e
Cunha (1988) which point out for clues that in the last two decades, very little
changed in the pedagogic practices of the teachers considered “good” according to
concepts and values based on historical constructions about how teachers work.
Although these teachers relate to the students according to an emergentcommunicative
paradigm, they continue being the main figure in the pedagogic
process, thus they continue working in accordance with the dominant paradigm. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Relações professor-aluno | pt_BR |
dc.subject | Procedimentos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Paradigma emergente-comunicacional | pt_BR |
dc.subject | Pedagogic practices | pt_BR |
dc.subject | Relationship teacher-student | pt_BR |
dc.subject | Didactic procedures | pt_BR |
dc.subject | Emergent-communicative paradigm | pt_BR |
dc.title | A prática de professores do Ensino Médio em sala de aula. | pt_BR |
dc.title.alternative | The practice of high school teachers in classroom. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5765478225481471 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5732783206082038 | pt_BR |
dc.description.resumo | Com a presente dissertação, apresento dados sobre as práticas pedagógicas de
professores que atuam no Ensino Médio e têm bom relacionamento com os alunos
e/ou são considerados “bons” por estudantes matriculados na 3a Série de duas
escolas públicas de Rio Grande/RS: Instituto de Educação Juvenal Miller e Colégio
Técnico Industrial Professor Mário Alquati. Dos professores indicados pelos alunos,
selecionei três de cada escola para realizar uma pesquisa do “tipo etnográfico”, no
segundo semestre de 2006, incluindo observação de suas aulas e entrevista com os
docentes. Para fazer a análise dos dados obtidos na investigação, apoiei-me em
autores como Cunha (1998, 2005), Freire (2003a, 2003b, 2005), Moran (2000),
Penteado (2002), Porto (2000, 2003, 2005, 2006) e Tardif (2002). Os principais
achados da pesquisa indicam que os “bons” professores dessas escolas têm uma
prática pedagógica híbrida, ou seja, em geral suas aulas acontecem segundo o
paradigma dominante, e o relacionamento com os alunos segundo o paradigma
emergente-comunicacional. Os alunos indicaram os professores porque
conversavam com eles, ouviam-nos e os tratavam com afeto e carinho, além de
serem descontraídos e bem humorados. Foram indicados, também, porque
explicavam bem a matéria e tinham domínio do conteúdo. Nas observações das
aulas e através das entrevistas, pude perceber que o comportamento dos
professores era condizente com as justificativas apresentadas pelos alunos.
Resultados semelhantes a esse, encontrei nas pesquisas realizadas por Alves
(2002), Giesta (1998) e Cunha (1988) que apontam indícios de que, nas últimas
duas décadas, pouco mudou nas práticas pedagógicas dos professores
considerados “bons” conforme conceitos e valores repassados pela sociedade e
baseados em construções históricas de como trabalham os professores. Embora se
relacionem com os alunos segundo o paradigma emergente-comunicacional, eles
continuam sendo a principal figura do processo pedagógico, portanto continuam
trabalhando segundo o paradigma dominante. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Porto, Tania Maria Esperon | |