Show simple item record

dc.creatorBarbosa Junior, Hélcio Fernandes
dc.date.accessioned2021-06-10T14:45:37Z
dc.date.available2021-06-09
dc.date.available2021-06-10T14:45:37Z
dc.date.issued2015-02-06
dc.identifier.citationBARBOSA JUNIOR, Hélcio Fernandes. Caciques de Umbanda em Pelotas: narrativas, histórias e outras pedagogias. 2015. 102f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7646
dc.description.abstractThis research treats the educational processes analysis within of Umbanda territories in the Pelotas/RS city, through the figure of its Caciques. The main objective is to inquire about the knowledge, transmitted through oral tradition and experience of those involved. The methodology used was the narrative interview (EN), of Sandra Jovchelovitch, adapted to the interests of the research. In this perspective, its presents the narratives of two caciques and the data analysis was made using the relationship between the narratives of the interviewees and authors that subsidize the reflections contained in this work, as: Walter Benjamin (2012), Miguel Arroyo (2014) and Boaventura de Sousa Santos (2010). The findings results allow us to support the concept proposed by Arroyo (2014) that allow us to configure the narratives of the Caciques of Umbanda as Other Subjects from Other Pedagogies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectNarrativas da Umbandapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectOutras pedagogiaspt_BR
dc.subjectNarratives of Umbandapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectResistancept_BR
dc.subjectOther pedagogiespt_BR
dc.titleCaciques de Umbanda em Pelotas: narrativas, histórias e outras pedagogias.pt_BR
dc.title.alternativeCaciques of Umbanda from Pelotas: narratives, histories and other pedagogies.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9498403441584032pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3000225561008826pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa trata da análise dos processos educativos dentro dos terreiros de Umbanda na cidade de Pelotas/RS, através da figura de seus Caciques. O objetivo central é indagar acerca dos conhecimentos transmitidos através da oralidade e da experiência dos sujeitos envolvidos. Como metodologia foi utilizada a entrevista narrativa (EN), de Sandra Jovchelovitch, adaptada aos interesses da pesquisa. Nesta perspectiva são apresentadas as narrativas de dois caciques e a análise dos dados foi realizada através da relação entre as narrativas dos entrevistados e autores que subsidiam as reflexões contidas nesse trabalho, entre eles: Walter Benjamin (2012), Miguel Arroyo (2014) e Boaventura de Sousa Santos (2010). Os resultados encontrados nos permitem corroborar a conceituação proposta por Arroyo (2014), configurando as narrativas dos Caciques de Umbanda enquanto Outros Sujeitos oriundos de Outras Pedagogias.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Bussoletti, Denise Marcos


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record