dc.creator | Barbosa Junior, Hélcio Fernandes | |
dc.date.accessioned | 2021-06-10T14:45:37Z | |
dc.date.available | 2021-06-09 | |
dc.date.available | 2021-06-10T14:45:37Z | |
dc.date.issued | 2015-02-06 | |
dc.identifier.citation | BARBOSA JUNIOR, Hélcio Fernandes. Caciques de Umbanda em Pelotas: narrativas, histórias e outras pedagogias. 2015. 102f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7646 | |
dc.description.abstract | This research treats the educational processes analysis within of Umbanda territories
in the Pelotas/RS city, through the figure of its Caciques. The main objective is to
inquire about the knowledge, transmitted through oral tradition and experience of
those involved. The methodology used was the narrative interview (EN), of Sandra
Jovchelovitch, adapted to the interests of the research. In this perspective, its
presents the narratives of two caciques and the data analysis was made using the
relationship between the narratives of the interviewees and authors that subsidize the
reflections contained in this work, as: Walter Benjamin (2012), Miguel Arroyo (2014)
and Boaventura de Sousa Santos (2010). The findings results allow us to support the
concept proposed by Arroyo (2014) that allow us to configure the narratives of the
Caciques of Umbanda as Other Subjects from Other Pedagogies. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Narrativas da Umbanda | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Resistência | pt_BR |
dc.subject | Outras pedagogias | pt_BR |
dc.subject | Narratives of Umbanda | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Resistance | pt_BR |
dc.subject | Other pedagogies | pt_BR |
dc.title | Caciques de Umbanda em Pelotas: narrativas, histórias e outras pedagogias. | pt_BR |
dc.title.alternative | Caciques of Umbanda from Pelotas: narratives, histories and other pedagogies. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9498403441584032 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3000225561008826 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa trata da análise dos processos educativos dentro dos terreiros de
Umbanda na cidade de Pelotas/RS, através da figura de seus Caciques. O objetivo
central é indagar acerca dos conhecimentos transmitidos através da oralidade e da
experiência dos sujeitos envolvidos. Como metodologia foi utilizada a entrevista
narrativa (EN), de Sandra Jovchelovitch, adaptada aos interesses da pesquisa.
Nesta perspectiva são apresentadas as narrativas de dois caciques e a análise dos
dados foi realizada através da relação entre as narrativas dos entrevistados e
autores que subsidiam as reflexões contidas nesse trabalho, entre eles: Walter
Benjamin (2012), Miguel Arroyo (2014) e Boaventura de Sousa Santos (2010). Os
resultados encontrados nos permitem corroborar a conceituação proposta por Arroyo
(2014), configurando as narrativas dos Caciques de Umbanda enquanto Outros
Sujeitos oriundos de Outras Pedagogias. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bussoletti, Denise Marcos | |