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dc.creatorInsaurriaga, Roberta Pinto
dc.date.accessioned2021-06-10T14:47:30Z
dc.date.available2021-06-09
dc.date.available2021-06-10T14:47:30Z
dc.date.issued2010-05-12
dc.identifier.citationINSAURRIAGA, Roberta Pinto. A formação profissional e o currículo em redes de interesses: a reforma curricular das licenciaturas - em análise o Curso de Educação Física da UFPel. 2010. 124f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7650
dc.description.abstractThis dissertation describes a case study that analyzes how restructuring of Teacher Education programs (undergraduate), which has been occurring since 2005, had been recontextualized in the process of creation of new courses in Physical Education, at UFPel – Federal University of Pelotas, and how this process is related with new professional identities. The study consisted of a documental analysis of national policies, with a delimited empirical data focused on the courses of the School of Physical Education of the Federal University of Pellets. The work discusses pedagogical and political aspects of this curricular restructuring, and describes how it was constructed in this institution, in terms of teachers and students involvement. This analysis try to understand what kind of involvement, which instances get involved (department, etc), describing and discussing political arenas and battles over curriculum and school knowledge issues. It presents the most significant changing and discusses the proposals of legal documents for this restructurin. The data come from documentary analysis, semi-structured interviews, and the analytical perspective used Ball’s approach through the macro and micro contexts, the implications of the written curriculum and the pedagogical views for the new professional identities in the new Teacher Physical Education program (licenciatura/bacharelado) of the UFPel. In doing so, were established as theoretical and methodological framework the Stephen Ball’s Cycle of Politics, in which the most important thing is the interconnection of the contexts (the contexts of influence, of production of the text and the practical one). It was applied with the concept of Bernstein’s recontextualizing in order to understand professional identities related to the global/local, macro/micro, social relations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectProfessional formationpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectPhysical Educationpt_BR
dc.titleA formação profissional e o currículo em redes de interesses: a reforma curricular das licenciaturas - em análise o Curso de Educação Física da UFPel.pt_BR
dc.title.alternativeProfessional training and curriculum in interest networks: the curricular reform of the bachelor's degrees - under analysis the Physical Education Course of UFPel.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8888048171317301pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7674934224612535pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação descreve um estudo de caso que teve por finalidade analisar como as propostas do projeto de reformulação dos cursos de Licenciatura, 2005, foram recontextualizadas na institucionalização dos novos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da UFPel, e como esse processo se relacionou com a constituição de novas identidades profissionais. O estudo constitui-se de uma análise em âmbito nacional (documentos), com um recorte empírico bem delimitado nos cursos da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. O trabalho, que partiu de uma análise política e pedagógica do processo de reformulação curricular, traz a descrição de como aconteceu o encaminhamento da referida reforma nessa instituição de ensino, como foi o envolvimento docente e discente, quais os principais embates e quais instâncias participaram, apresentando as mudanças mais significativas encontradas nos novos currículos e relacionando-as às proposições nos documentos legais de encaminhamento da reforma. Na coleta dos dados foram utilizados os recursos de análise documental, observações e entrevistas semi-estruturadas, na perspectiva de diagnosticar, por intermédio dos contextos macro e micro, as implicações produzidas no currículo escrito e na projeção pedagógica para a constituição das novas identidades profissionais em formação nos cursos de Educação Física (licenciatura/bacharelado) da UFPel. Para tanto, estabelecemos como princípio teóricometodológico a abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen Ball, no qual é evidenciada a importância da interrelação de contextos (de influência, de produção do texto e da prática) aliada ao conceito de recontextualização de Basil Bernstein a fim de explorar as relações global/local, demonstrando que toda política está sujeita à interpretação e recriação na implicação e nas formas de seu exercício.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Hypolito, Álvaro Luiz Moreira


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