dc.creator | Insaurriaga, Roberta Pinto | |
dc.date.accessioned | 2021-06-10T14:47:30Z | |
dc.date.available | 2021-06-09 | |
dc.date.available | 2021-06-10T14:47:30Z | |
dc.date.issued | 2010-05-12 | |
dc.identifier.citation | INSAURRIAGA, Roberta Pinto. A formação profissional e o currículo em redes de interesses: a reforma curricular das licenciaturas - em análise o Curso de Educação Física da UFPel. 2010. 124f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7650 | |
dc.description.abstract | This dissertation describes a case study that analyzes how restructuring of Teacher Education
programs (undergraduate), which has been occurring since 2005, had been recontextualized in
the process of creation of new courses in Physical Education, at UFPel – Federal University
of Pelotas, and how this process is related with new professional identities. The study
consisted of a documental analysis of national policies, with a delimited empirical data
focused on the courses of the School of Physical Education of the Federal University of
Pellets. The work discusses pedagogical and political aspects of this curricular restructuring,
and describes how it was constructed in this institution, in terms of teachers and students
involvement. This analysis try to understand what kind of involvement, which instances get
involved (department, etc), describing and discussing political arenas and battles over
curriculum and school knowledge issues. It presents the most significant changing and
discusses the proposals of legal documents for this restructurin. The data come from
documentary analysis, semi-structured interviews, and the analytical perspective used Ball’s
approach through the macro and micro contexts, the implications of the written curriculum
and the pedagogical views for the new professional identities in the new Teacher Physical
Education program (licenciatura/bacharelado) of the UFPel. In doing so, were established as
theoretical and methodological framework the Stephen Ball’s Cycle of Politics, in which the
most important thing is the interconnection of the contexts (the contexts of influence, of
production of the text and the practical one). It was applied with the concept of Bernstein’s
recontextualizing in order to understand professional identities related to the global/local,
macro/micro, social relations. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Professional formation | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | pt_BR |
dc.subject | Physical Education | pt_BR |
dc.title | A formação profissional e o currículo em redes de interesses: a reforma curricular das licenciaturas - em análise o Curso de Educação Física da UFPel. | pt_BR |
dc.title.alternative | Professional training and curriculum in interest networks: the curricular reform of the bachelor's degrees - under analysis the Physical Education Course of UFPel. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8888048171317301 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7674934224612535 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação descreve um estudo de caso que teve por finalidade analisar como as
propostas do projeto de reformulação dos cursos de Licenciatura, 2005, foram
recontextualizadas na institucionalização dos novos cursos de Licenciatura e Bacharelado em
Educação Física da UFPel, e como esse processo se relacionou com a constituição de novas
identidades profissionais. O estudo constitui-se de uma análise em âmbito nacional
(documentos), com um recorte empírico bem delimitado nos cursos da Escola Superior de
Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. O trabalho, que partiu de uma análise
política e pedagógica do processo de reformulação curricular, traz a descrição de como
aconteceu o encaminhamento da referida reforma nessa instituição de ensino, como foi o
envolvimento docente e discente, quais os principais embates e quais instâncias participaram,
apresentando as mudanças mais significativas encontradas nos novos currículos e
relacionando-as às proposições nos documentos legais de encaminhamento da reforma. Na
coleta dos dados foram utilizados os recursos de análise documental, observações e
entrevistas semi-estruturadas, na perspectiva de diagnosticar, por intermédio dos contextos
macro e micro, as implicações produzidas no currículo escrito e na projeção pedagógica para
a constituição das novas identidades profissionais em formação nos cursos de Educação Física
(licenciatura/bacharelado) da UFPel. Para tanto, estabelecemos como princípio teóricometodológico
a abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen Ball, no qual é evidenciada a
importância da interrelação de contextos (de influência, de produção do texto e da prática)
aliada ao conceito de recontextualização de Basil Bernstein a fim de explorar as relações
global/local, demonstrando que toda política está sujeita à interpretação e recriação na
implicação e nas formas de seu exercício. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Hypolito, Álvaro Luiz Moreira | |