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dc.creatorMorais, Roselusia Teresa Pereira de
dc.date.accessioned2021-06-10T14:47:53Z
dc.date.available2021-06-09
dc.date.available2021-06-10T14:47:53Z
dc.date.issued2010-08-20
dc.identifier.citationMORAIS, Roselusia Teresa Pereira de. Representações da docência em romances de Érico Veríssimo: a personagem Clarissa. 2010. 113f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7651
dc.description.abstractThe present thesis of master is a study of representations of teaching in Erico Verissimo (1905-1975) Clarissa taking the character in four novels in which it appears, as the focus of analysis. The novels were produced in the period 1933 to 1940 -beginning career of writer and novelist. This period includes the following publications of the works selected for analysis: Clarissa (1933), Musica ao longe (1935), Um lugar ao Sol (1936), and Saga (1940). In this set of novels is possible to identify the presence of teacher Clarissa, the main character and the applicant. I made an analysis from the following categories: physical and personality traits; school activities, practices, and frequent social attributes these categories were part of the process of identifying the representations of teaching from the character in question. The theoretical foundations of this research methodology consist of a set of concepts from the field of Education, Literature and History of Education to guide the analysis of this study. To identify the images of male and female teachers conveyed in the novels, I understand the concept of "representation" according to Roger Chartier. The representations identified indicate the profile of a teacher reader, writer and questioning of school space. The creativity of the writer potentiates the creation of a possible "picture" for your character that takes the shape and meaning to each plot. The maturing of her, a normal young in the novel Clarissa (1933) become a teacher diploma leads to a series of questions about politics, economy, education and society that are in contrast with the scenarios experienced by her.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectÉrico Veríssimopt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectRepresentationpt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.titleRepresentações da docência em romances de Érico Veríssimo: a personagem Clarissa.pt_BR
dc.title.alternativeRepresentations of teaching in novels by Érico Veríssimo: the character Clarissa.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6021117213384300pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5179048135412088pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação de mestrado é um estudo das representações de docência em Erico Verissimo (1905-1975) tomando a personagem Clarissa, nos quatro romances em que a mesma aparece, como foco de análise. Os romances foram produzidos no período de 1933 a 1940 - início da carreira do escritor e romancista. Esse período compreende as publicações das seguintes obras selecionadas para análise: Clarissa (1933), Música ao longe (1935), Um lugar ao sol (1936), e Saga (1940). Neste conjunto de romances é possível identificar a presença da professora Clarissa, personagem principal e recorrente. Construí uma análise a partir das seguintes categorias: atributos físicos e traços de personalidade; atividades escolares; práticas frequentes e atributos sociais Essas categorias fizeram parte do processo de identificação das representações acerca da docência a partir da personagem em questão. Os fundamentos teórico-metodológicos desta investigação consistem em um conjunto de conceitos do campo da Educação, Literatura e História da Educação que orientam as análises deste estudo. Para identificar as imagens de professores e professoras veiculadas nos romances, compreendo a noção de “representação” segundo Roger Chartier. As representações identificadas indicam o perfil de uma professora leitora, escritora e questionadora do espaço escolar. A criatividade do escritor potencializa a criação de um possível “retrato” para a sua personagem que ganha forma e sentido a cada trama. O amadurecimento dela, uma jovem normalista no romance Clarissa (1933) que torna se professora diplomada conduz a uma série de questionamentos sobre a política, economia, educação e sociedade que se apresentam em contraste com os cenários vividos por ela.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Peres, Eliane Teresinha


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