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dc.creatorGrando, Katlen Böhm
dc.date.accessioned2021-06-10T23:33:14Z
dc.date.available2021-06-10
dc.date.available2021-06-10T23:33:14Z
dc.date.issued2018-12-12
dc.identifier.citationGRANDO, Katlen Böhm. A escrita e a leitura de professoras em contexto de formação profissional e a reflexividade pedagógica. 2018. 323f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7656
dc.description.abstractThis thesis aims to understand how the writing and reading movements increase pedagogical reflexivity, influencing the development of teacher professionalism. Research involves aspects related to reading and writing in general and, specifically, metacognition notebooks. The context of the study was the formation within PNAIC (National Pact for Literacy at the Right Age), in the state of Rio Grande do Sul, and the research subjects were the study advisors. The work was conducted through the following methodological procedures: (I) observations and filming of reading moments of the metacognition notebooks during PNAIC formations, (II) surveys and (III) analysis of metacognition notebooks. The understanding of professional training context and data analysis were based on principles of Gadamer’s philosophical hermeneutics in which the senses of the text and of the interpreter are valued, in view of the "fusion of horizons", wich also included theoretical concepts such as pedagogical reflexivity (Donald Schön, Kenneth Zeichner and José Carlos Libâneo), teacher autonomy (José Contreras and José Gimeno Sacristán) and openness to dialogue (Hans-Georg Gadamer). The thesis is constructed as a synthesis of the following positions: (I) self-knowledge is constructed by several movements: writing, shared reading, self-reading, built relationships and accomplished learnings; (II) the writing of the self and the reading of the self enable to experience the reflexivity in its individual and collective dimensions, especially when the participants of the formation interacted after reading the metacognition notebooks and (III) the absence or restriction of autonomy in the field of ideas hampers the experience of reflexivity, both at the individual and in the collective dimension, in the same way as the absence of the capacity for dialogue restricts the knowledge of oneself and the knowledge of the other.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLeitura e escrita de professoraspt_BR
dc.subjectReflexividade pedagógicapt_BR
dc.subjectAutonomia docentept_BR
dc.subjectCadernetas de metacogniçãopt_BR
dc.subjectFormation of teacherspt_BR
dc.subjectTeachers’ reading and writingpt_BR
dc.subjectPedagogical reflexivitypt_BR
dc.subjectTeacher’s autonomypt_BR
dc.subjectMetacognition notebookspt_BR
dc.titleA escrita e a leitura de professoras em contexto de formação profissional e a reflexividade pedagógica.pt_BR
dc.title.alternativeWriting and reading of teachers in the context of professional formation and the pedagogical reflexivity.pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8251917002241004pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7467574585513397pt_BR
dc.description.resumoA presente Tese tem como objetivo compreender como os movimentos de leitura e de escrita ampliam a reflexividade pedagógica, incidindo no desenvolvimento da profissionalidade docente. A investigação envolve aspectos relacionados à leitura e à escrita em geral e, especificamente, de cadernetas de metacognição. O contexto da pesquisa foi a formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), no Estado do Rio Grande do Sul, e os sujeitos da pesquisa foram as professoras orientadoras de estudos. A pesquisa foi conduzida por meio dos seguintes procedimentos metodológicos: (I) observações e filmagens de momentos de leitura de cadernetas de metacognição, durante as formações do PNAIC; (II) aplicação de questionários; e (III) análise de cadernetas de metacognição. A compreensão do contexto de formação profissional e a análise de dados basearam-se em princípios da hermenêutica filosófica gadameriana, na qual são valorizados os sentidos do texto e do intérprete, em vista da “fusão de horizontes”, abrangendo também os aportes conceituais, que são os de reflexividade pedagógica (Donald Schön, Kenneth Zeichner e José Carlos Libâneo), autonomia docente (José Contreras e José Gimeno Sacristán) e abertura ao diálogo (Hans- Georg Gadamer). A Tese sustenta que os movimentos de escrita e de leitura são constituintes da reflexividade pedagógica, enquanto movimentos de interrupção e, desta forma, colaboram no desenvolvimento profissional das professoras. Essa Tese resulta como síntese das seguintes posições: (I) o conhecimento de si é construído a partir de vários movimentos: escrita, leitura partilhada, leitura de si, relações construídas e aprendizagens realizadas; (II) a escrita de si e a leitura de si possibilitam a vivência da reflexividade em suas dimensões individual e coletiva, especialmente quando as professoras interagem após a leitura das cadernetas de metacognição; e (III) a ausência ou a restrição da autonomia, no campo das ideias, dificulta a vivência da reflexividade, tanto na dimensão individual, quanto na dimensão coletiva, da mesma forma que a ausência da capacidade para o diálogo restringe o conhecimento de si e o conhecimento do outro.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Nörnberg, Marta


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