dc.creator | Grando, Katlen Böhm | |
dc.date.accessioned | 2021-06-10T23:33:14Z | |
dc.date.available | 2021-06-10 | |
dc.date.available | 2021-06-10T23:33:14Z | |
dc.date.issued | 2018-12-12 | |
dc.identifier.citation | GRANDO, Katlen Böhm. A escrita e a leitura de professoras em contexto de formação profissional e a reflexividade pedagógica. 2018. 323f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7656 | |
dc.description.abstract | This thesis aims to understand how the writing and reading movements increase
pedagogical reflexivity, influencing the development of teacher professionalism.
Research involves aspects related to reading and writing in general and, specifically,
metacognition notebooks. The context of the study was the formation within PNAIC
(National Pact for Literacy at the Right Age), in the state of Rio Grande do Sul, and
the research subjects were the study advisors. The work was conducted through the
following methodological procedures: (I) observations and filming of reading
moments of the metacognition notebooks during PNAIC formations, (II) surveys and
(III) analysis of metacognition notebooks. The understanding of professional training
context and data analysis were based on principles of Gadamer’s philosophical
hermeneutics in which the senses of the text and of the interpreter are valued, in
view of the "fusion of horizons", wich also included theoretical concepts such as
pedagogical reflexivity (Donald Schön, Kenneth Zeichner and José Carlos Libâneo),
teacher autonomy (José Contreras and José Gimeno Sacristán) and openness to
dialogue (Hans-Georg Gadamer). The thesis is constructed as a synthesis of the
following positions: (I) self-knowledge is constructed by several movements: writing,
shared reading, self-reading, built relationships and accomplished learnings; (II) the
writing of the self and the reading of the self enable to experience the reflexivity in its
individual and collective dimensions, especially when the participants of the formation
interacted after reading the metacognition notebooks and (III) the absence or
restriction of autonomy in the field of ideas hampers the experience of reflexivity,
both at the individual and in the collective dimension, in the same way as the
absence of the capacity for dialogue restricts the knowledge of oneself and the
knowledge of the other. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Leitura e escrita de professoras | pt_BR |
dc.subject | Reflexividade pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Autonomia docente | pt_BR |
dc.subject | Cadernetas de metacognição | pt_BR |
dc.subject | Formation of teachers | pt_BR |
dc.subject | Teachers’ reading and writing | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical reflexivity | pt_BR |
dc.subject | Teacher’s autonomy | pt_BR |
dc.subject | Metacognition notebooks | pt_BR |
dc.title | A escrita e a leitura de professoras em contexto de formação profissional e a reflexividade pedagógica. | pt_BR |
dc.title.alternative | Writing and reading of teachers in the context of professional formation and the pedagogical reflexivity. | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8251917002241004 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7467574585513397 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente Tese tem como objetivo compreender como os movimentos de leitura e
de escrita ampliam a reflexividade pedagógica, incidindo no desenvolvimento da
profissionalidade docente. A investigação envolve aspectos relacionados à leitura e
à escrita em geral e, especificamente, de cadernetas de metacognição. O contexto
da pesquisa foi a formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na
Idade Certa (PNAIC), no Estado do Rio Grande do Sul, e os sujeitos da pesquisa
foram as professoras orientadoras de estudos. A pesquisa foi conduzida por meio
dos seguintes procedimentos metodológicos: (I) observações e filmagens de
momentos de leitura de cadernetas de metacognição, durante as formações do
PNAIC; (II) aplicação de questionários; e (III) análise de cadernetas de
metacognição. A compreensão do contexto de formação profissional e a análise de
dados basearam-se em princípios da hermenêutica filosófica gadameriana, na qual
são valorizados os sentidos do texto e do intérprete, em vista da “fusão de
horizontes”, abrangendo também os aportes conceituais, que são os de reflexividade
pedagógica (Donald Schön, Kenneth Zeichner e José Carlos Libâneo), autonomia
docente (José Contreras e José Gimeno Sacristán) e abertura ao diálogo (Hans-
Georg Gadamer). A Tese sustenta que os movimentos de escrita e de leitura são
constituintes da reflexividade pedagógica, enquanto movimentos de interrupção e,
desta forma, colaboram no desenvolvimento profissional das professoras. Essa Tese
resulta como síntese das seguintes posições: (I) o conhecimento de si é construído a
partir de vários movimentos: escrita, leitura partilhada, leitura de si, relações
construídas e aprendizagens realizadas; (II) a escrita de si e a leitura de si
possibilitam a vivência da reflexividade em suas dimensões individual e coletiva,
especialmente quando as professoras interagem após a leitura das cadernetas de
metacognição; e (III) a ausência ou a restrição da autonomia, no campo das ideias,
dificulta a vivência da reflexividade, tanto na dimensão individual, quanto na
dimensão coletiva, da mesma forma que a ausência da capacidade para o diálogo
restringe o conhecimento de si e o conhecimento do outro. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nörnberg, Marta | |