dc.creator | Trindade, Patrícia Luiza Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2021-06-10T23:33:46Z | |
dc.date.available | 2021-06-10 | |
dc.date.available | 2021-06-10T23:33:46Z | |
dc.date.issued | 2018-12-20 | |
dc.identifier.citation | TRINDADE, Patrícia Luiza Gonçalves. Oficina de diversidade: problematizando as relações de gênero na escola. 2018. 124f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7657 | |
dc.description.abstract | This thesis aims to discuss the educational effects that the Diversity Workshop, which considered subjects approaching gender questions, has developed in the attendant students in a full-time public school in the city of Rio Grande, Rio Grande do Sul. The theoretical framework had Gender Studies as its base, considering authors such as Guacira Louro, Joan Scott, Simone de Beauvoir, Dagmar Meyer and Judith Butler. The ethnographic research was used as the methodological approach for this work. The data collection was made through observations during the Workshop, which were registered in the field diary. Interviews with the teachers who gave the Diversity Workshop were made in order to complement this study. Analyses were organized based on the two subjects presented in the Workshops: Violence Against Women and Women who Made Difference in Sports. It is possible to realize that even without broad information about the subjects, students were able to follow the discussions and the purpose of the Workshops. They showed comprehension and assimilation to what was discussed, associating it with their realities and experiences and also demonstrating the educational effects that were being developed at that moment. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Gender | pt_BR |
dc.subject | School | pt_BR |
dc.subject | Basic education | pt_BR |
dc.title | Oficina de diversidade: problematizando as relações de gênero na escola. | pt_BR |
dc.title.alternative | Diversity workshop: problematizing gender relations in school. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4449743937553869 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7490451482911533 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Cunha, Amélia Teresinha Brum da | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3035077838451158 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação tem como objetivo problematizar os efeitos educativos que a Oficina de Diversidade, que trabalhou com temáticas que abordaram as questões de gênero, produziu n@s estudantes participantes em uma escola pública de tempo integral do município de Rio Grande, Rio Grande do Sul. O referencial teve como base os Estudos de Gênero, valendo-se de autoras como Guacira Louro, Joan Scott, Simone de Beauvoir, Dagmar Meyer e Judith Butler. Utilizei a investigação etnográfica como abordagem metodológica. A criação dos dados aconteceu através de observações durante os encontros da Oficina, sendo registrados no diário de campo. Com a intenção de complementar este estudo foram realizadas entrevistas com as professoras que ministraram a Oficina de Diversidade. As análises foram organizadas com base nas duas temáticas trabalhadas nas Oficinas: Violência contra a Mulher e Mulheres que fizeram a diferença no esporte. Pode-se observar que apesar de @s estudantes não possuírem muitas informações sobre os temas apresentados conseguiram acompanhar as discussões e proposta das Oficinas, demonstrando compreensão e assimilação do que era debatido, associando com as suas realidades e vivências, igualmente apresentando os efeitos educativos que estavam sendo criados naquele momento. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vieira, Jarbas Santos | |