A formação pedagógica dos professores iniciantes do Instituto Federal Sul-rio-grandense: intencionalidade, necessidade, ou desinteresse.

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Data
2017-11-08Autor
Barros, Carolina Mendonça Fernandes de
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Esta pesquisa busca, por meio da formação docente dos professores iniciantes do
Instituto Federal Sul-rio-grandense da educação profissional, tendo como foco os
professores não-licenciados, identificar as eventuais ocorrências advindas na carreira
desses educadores, a partir de condições como de intencionalidade, necessidade, ou
desinteresse pela formação pedagógica. Foram analisadas as percepções desses
docentes acerca dos programas de formação pedagógica em suas carreiras. Objetivase
assim, contribuir para a discussão sobre suas vivências como docentes do ensino
técnico. Como embasamento teórico, o estudo apoia-se, principalmente, em Pierre
Bourdieu (1983, 1989) sobre Capital Cultural; a análise sobre formação a partir de
Garcia (1994, 1999), bem como suas contribuições sobre o desenvolvimento
profissional docente. Sobre este último, o estudo incursiona também por Imbernón
(1998, 2009), além da compreensão do conceito de professor iniciante por Huberman
(1995). A pesquisa social apresenta-se como um potencial induzidor eficaz no
processo de atender às necessidades de um novo pensar e produzir conhecimento na
contemporaneidade, em que se apresentam necessárias mudanças de paradigmas no
campo educacional. Diante dessas possibilidades, na perspectiva quanti-qualitativa,
aqui utilizaremos o método de estudo de caso. Origina-se uma amostra de 19
professores iniciantes, descrevendo as experiências dos mesmos, suas crenças, valores
e dissabores sobre suas formações no âmbito pedagógico. A coleta de dados foi
realizada em 03 campi do processo de expansão do IFSUL, bem como a investigação
de documentações institucionais e diplomas jurídicos, com o escopo de desvendar
relações com os processos de concursos públicos e editais produzidos pelas
instituições estudadas, propondo tratar estes dados coletados e aplicar a eles a Análise
de Conteúdo de Bardin. Identificou-se as relações por meio dos discursos produzidos
pelos professores das condições de intencionalidade, necessidade, ou desinteresse pela
formação pedagógica, nas categorias finais dos contextos de professoralidade, do
indivíduo professor, da instituição e da própria formação pedagógica.
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