Mostrar registro simples

dc.creatorPinheiro, Cristiano Guedes
dc.date.accessioned2021-06-10T23:36:35Z
dc.date.available2021-06-10
dc.date.available2021-06-10T23:36:35Z
dc.date.issued2017-11-06
dc.identifier.citationPINHEIRO, Cristiano Guedes. Escola Sem Partido (ESP) versus Professores Contra o Escola Sem Partido (PCESP): tensões e discurso nas redes sociais. 2017. 251f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 20217.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7663
dc.description.abstractThe thesis presented has as a research theme the discussion of the organization discourses of the School Without Party (SWP) and the Teachers Against the School Without Party (TASWP) about a supposed ideological indoctrination process, occurred in the classrooms of the Primary and Secondary Education and Higher Education in Brazil, provided by the teachers/professors. The aims highlighted for this research were: the discursive formation analysis that constitutes this confrontation, expressed in the social medias (Facebook and websites), both SWP and TASWP; the verification of possible approximations and distances between both discourses (with their ideological dynamics and their different Educational and society projects), and how this confront can, or not, express the formation practices and the resistance in the Education field. For this, we made use of a theoretical-methodological set, formed by the concepts of: discursive formation, ideological formation, subject, context, memory, description, discursive event (DE), social movements, informal education, and resistance narratives. Based on these references and methodology set, in the assumptions of the Discourse Analysis of the French matrix of Michel Pêcheux (1997, 2006), the data’s analyses presented guided us to concluded that: the SWP and TASWP discourses are processed in a tension field of dispute and they are linked to distinct Education and Society projects, both in their economical aspect (Emancipationist State versus Minimal State), and the social aspect (class, morality, gender, sexuality). Finally, it was also possible to identify, the SWP as a social anti-movement with characteristic elements of Ur-Fascism and the TASWP as a social movement characterized by educational practices and a resistance narrative.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEscola Sem Partidopt_BR
dc.subjectProfessores contra o Escola Sem Partidopt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectSchool Without Partypt_BR
dc.subjectTeachers against the School Without Partypt_BR
dc.subjectDiscoursept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSocial networkpt_BR
dc.titleEscola Sem Partido (ESP) versus Professores Contra o Escola Sem Partido (PCESP): tensões e discurso nas redes sociais.pt_BR
dc.title.alternativeSchool Without Party (ESP) versus Teachers Against The School Without Party (PCESP): tensions and discourse on social networks.pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3263052229085335pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3000225561008826pt_BR
dc.description.resumoA tese apresentada tem como tema de pesquisa o confronto entre os discursos das organizações Escola Sem Partido (ESP) e o Professores Contra o Escola Sem Partido (PCESP), acerca de um suposto processo de doutrinação ideológica, ocorrido nas salas de aula da Educação Básica e no Ensino Superior no Brasil, promovido pelos professores. Os objetivos traçados para a pesquisa, por sua vez, foram: o da análise das formações discursivas que constituem esse confronto, expresso nas mídias sociais (Facebook e websites), tanto do ESP quanto do PCESP; a verificação das aproximações e distanciamentos possíveis entre ambos os discursos (com suas dinâmicas ideológicas e seus diferentes projetos de Educação e de sociedade) e como esse confronto pode expressar ou não, práticas de formação e de resistência no campo da Educação. Para tanto, lançamos mão de um conjunto teórico-metodológico, notadamente formado pelos conceitos de: formação discursiva, formação ideológica, sujeito, contexto, memória, descrição, acontecimento discursivo (AcD), movimentos sociais, educação não formal e de narrativas de resistência. A partir desse referencial e da metodologia assentada então, nos pressupostos da Análise de Discurso da matriz francesa de Michel Pêcheux (1997, 2006), a análise dos dados apresentada nos levou a concluir que: os discursos do ESP e do PCESP se processam num campo de tensionamento em disputa e estão vinculados a projetos distintos de Educação e de sociedade, tanto em seu aspecto econômico (Estado Emancipacionista versus Estado Mínimo), como no aspecto social (classe, moralidade, gênero e sexualidade). Por fim, foi possível identificar também, o ESP enquanto um antimovimento social com elementos característicos do Ur-Fascismo e o PCESP enquanto um movimento social caracterizado por práticas educativas e por uma narrativa de resistência.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Bussoletti, Denise Marcos


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples