Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorFerreira, Eucaris Joelma Rodrigues
dc.date.accessioned2021-06-10T23:37:04Z
dc.date.available2021-06-10
dc.date.available2021-06-10T23:37:04Z
dc.date.issued2017-09-28
dc.identifier.citationFERREIRA, Eucaris Joelma Rodrigues. A emancipação na política curricular do ensino fundamental do Estado de Mato Grosso. 2017. 134f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7664
dc.description.abstractThis thesis discusses the limitations and possibilities for the understanding of curriculum policy as an emancipation space. Thus, it presents results of a research about the notion of emancipation in primary school curriculum policy of the state of Mato Grosso, between 2003 and 2013. To focus on the production of senses for emancipation, it is based on the post- structuralism perspective to discuss the relationship between curricular discourses in this policy. The contributions of the Theory of Discourse (LACLAU; MOUFFE, 1985) and Curriculum Theory (OLIVEIRA; DESTRO, 2005; SILVA, 2010, 2015; GARCIA, 2010; LOPES; MACEDO, 2011; HYPOLITO; VIEIRA; LEITE, 2012) support the rereading about the emancipation in the curricular field, as well as the delimitation of the problem about the impossibility of working with the notion of emancipation. The research presents the understanding of curriculum policy as a field of discourse and it centralizes methodologically and theoretical this policy, through documents. It is argued that around the production of senses to emancipation, there is the impossibility of a suture end. Such positioning highlights the antagonistic character which tends to constitute the discursive relations between the curriculum organized in cycles. This research does not aim to attempt the replacement of emancipation by emancipations, in plural, but it argues that the word emancipations can be understood from the context of curriculum policy, from struggles and disputes around meaning that promotes momentary breaks, changes in the identify condition of one or more social groups. Thus, the term emancipations i configured in plurality of powers which may or may not provisionally centrality of a speech or a field of discourse.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectPolítica curricularpt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectEmancipationpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectCurriculum policypt_BR
dc.subjectDiscoursept_BR
dc.titleA emancipação na política curricular do Ensino Fundamental de Mato Grosso.pt_BR
dc.title.alternativeThe emancipation in the curriculum policy in primary school of the state of Mato Grosso.pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8673486420843407pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7490451482911533pt_BR
dc.description.resumoEsta tese problematiza as limitações e possibilidades para a compreensão da política curricular como um espaço de emancipações. Para tal, apresenta resultados de pesquisa acerca da noção de emancipação na política curricular do ensino fundamental do estado de Mato Grosso, entre 2003 e 2013. Ao focalizar a produção de sentidos para emancipação, toma como base a perspectiva pós-estruturalista para discutir as relações entre discursos curriculares na referida política. As contribuições da Teoria do Discurso (LACLAU; MOUFFE, 1985) e Teoria de Currículo (OLIVEIRA; DESTRO, 2005; SILVA, 2010, 2015; GARCIA, 2010; LOPES; MACEDO, 2011; HYPOLITO; VIEIRA; LEITE, 2012) sustentam as releituras sobre a emancipação no campo curricular, bem como a delimitação do problema em relação à possibilidade do trabalho com a noção de emancipações. A pesquisa apresenta, ainda, a compreensão da política curricular como campo da discursividade e centraliza teórico-metodologicamente a política, por meio de documentos. Argumento que, em torno da produção de sentidos para emancipação, existe a impossibilidade de uma sutura final. Tal posicionamento ressalta o caráter antagônico que tende a constituir as relações discursivas entre os currículos organizados por ciclos. Esse caráter antagônico se configura em condição de possibilidade ou não de produções identitárias na política curricular matogrossense. Esta pesquisa não se propõe a uma tentativa de substituição de emancipação por emancipações, mas defende que a palavra emancipações pode ser entendida a partir do contexto da política curricular, das lutas e disputas em torno de significação que promove rupturas momentâneas, mudanças na condição identitária de um ou mais grupos sociais. Assim, o termo emancipações se configura em pluralidade de poderes que podem ou não ocupar provisoriamente a centralidade de um discurso ou de um campo da discursidade.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Jarbas Santos


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem