O que o currículo de Letras LIBRAS ensina sobre a literatura surda.
Abstract
Esta tese tem seu foco na Literatura Surda e no estudo sobre currículo, na qual
estudamos a representação dos professores e alunos sobre os processos de
organização curricular e sentidos produzidos na disciplina de Literatura Surda em
cursos de Graduação em Letras Libras. Para a realização da pesquisa, articulamos
três campos de estudos: Estudos Culturais, Estudos Surdos e Estudos do Currículo.
O presente trabalho tem como objetivo principal compreender os processos de
organização curricular e os sentidos produzidos na disciplina de Literatura Surda em
cursos de Graduação em Letras Libras, em um contexto de produção e proliferação
da Literatura Surda no Brasil. Apresentamos o conceito de Literatura e Literatura
Surda, seus teóricos e fundamentos que auxiliaram na pesquisa. Também,
evidenciamos obras ― produções literárias impressas, digitais, projetos, festivais ―
que fazem parte da Literatura Surda do Brasil, bem como nos aproximamos de
pesquisas acadêmicas nacionais e internacionais em torno da Literatura Surda. Em
uma perspectiva analítico-descritiva, a pesquisa desenvolveu-se a partir da análise
de documentos como, por exemplo, os projetos dos cursos de graduação em Letras
Libras da Universidade como o primeiro curso na modalidade a distância e da
Universidade como o primeiro curso na modalidade presencial. Aproximamo-nos,
também, dos planos de ensino das disciplinas de Literatura Surda destes cursos, e
realizamos análises de respostas a entrevistas semiestruturadas com professores e
alunos egressos na disciplina de Literatura Surda dos cursos de Graduação em
Letras Libras. Para esta tese realizamos seis entrevistas, duas delas com
professores da disciplina de Literatura Surda, sendo um ouvinte e um surdo, que
lecionaram para as primeiras turmas dos cursos de Letras Libras (modalidades a
distância e presencial) e, também, quatro surdos, egressos da primeira turma, de
polos a distância, e que atualmente exercem a docência na disciplina de Libras em
diferentes instituições de ensino. Das análises dos materiais coletados, dividimos as
categorias que ali emergiram a partir de três focos: Literatura Surda, Curso de Letras
Libras e Disciplina de Literatura Surda. Para realização das análises, tomamos por
base os Estudos Culturais e os Estudos Surdos, naquilo que estes campos se
relacionam, aproximam e potencializam para entender a Literatura Surda como
produtora de sentidos. Durante as análises, percebemos que há diferentes olhares
sobre a disciplina de Literatura Surda e o seu currículo, pois professores e alunos
têm suas experiências e visões que podem contribuir sobre como é a formação dos
professores de Libras com a disciplina de Literatura Surda. Os entrevistados
acreditam que esta disciplina contribuiu para entender melhor sobre literatura e sua
importância. Evidenciou-se, ainda, certa preocupação destes docentes com a
educação de crianças surdas, salientando a relação entre Literatura Surda, cultura
surda e identidade surda.
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