Educação Desordeira: poéticas das infâncias em videoarte.
Resumo
Pelo conceito de imagem dialética, busco neste trabalho, através da alegoria das
infâncias (BENJAMIN, 2013b), refletir sobre o que, em tese, se apresenta como
sendo uma Educação Desordeira. Para acessar o universo que envolve esta
abordagem, utilizo a videoarte como um estado-pensamento (DUBOIS, 2011), tendo
no olhar selvagem das infâncias (LARROSA, 2006) o exercício do “eu vejo”
implicado no processo de reescrita da história. No caminho/desvio de pesquisa
(BENJAMIN, 2006), a etnografia surrealista (CLIFFORD, 2001) é apresentada como
um método capaz de capturar a “paragem messiânica” na qual a oportunidade de
luta por um passado reprimido, força o agora (Jetzzeit) a romper o fluxo homogêneo
de uma história esvaziada (BENJAMIN, 2012). Concluo pelo exercício e pela
convicção, que é da oportunidade de preenchimento de um tempo volátil que poderá
emergir a Educação Desordeira, e esta se faz como a materialização de uma
possibilidade de transformação da educação, tendo a poética das infâncias como
perspectiva.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: