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dc.creatorRodrigues, Michele Mello Ferreira
dc.date.accessioned2021-06-15T12:48:56Z
dc.date.available2021-06-14
dc.date.available2021-06-15T12:48:56Z
dc.date.issued2021-03-18
dc.identifier.citationRODRIGUES, Michele Mello Ferreira: Sexualidade e síndrome de asperger: reflexões para o ensino de ciências. 2021. 77f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Faculdade em Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7692
dc.description.abstractThis dissertation presents the research carried out in order to analyze pedagogical possibilities that help the educator to promote the teaching of students with Asperger's Syndrome in the science area. The sexuality theme was selected because it is still considered a taboo in society and even more so when it comes to students with specific needs. In the case of Asperger's Syndrome, its dyad of deficits: communicational, social and linguistic interaction asks the educator some questions about which strategies to approach this topic to students. In this way, one of the strategies that can assist in the development is the theoretical-methodological proposal called teaching by investigation following the steps of Carvalho (2013) associated with a Vigotskian vision, that is, having the concern with the characteristics of the current society and, for on the other hand, the students' own characteristics, in order to collaborate with their development. The investigation, defined as intervening, was carried out with a teacher and high school students from the 1st year of a State School of Professional Education in Dom Pedrito / RS., Sought to understand the educator's perceptions regarding the approach of sexuality to students with Syndrome by Asperger and other members of this class, through a pedagogical practice carried out by the science education teacher. This study aimed to mediate the construction of a pedagogical practice in Science Teaching from a perspective of Sexuality and Asperger's Syndrome and to understand the main difficulties that the educator face in addressing the sexuality theme with a student with Asperger's Syndrome in Science Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectSíndrome de aspergerpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectSexualitpt_BR
dc.subjectAsperger’s syndromept_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.titleSexualidade e síndrome de asperger: reflexões para o ensino de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeSexuality and asperger's syndrome: reflections for science teachingpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8265716352936454pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9199716328773316pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta a investigação realizada a fim de analisar possibilidades pedagógicas que auxiliem o educador a promover o ensinamento de estudantes com Síndrome de Asperger na área de ciências. O tema sexualidade foi selecionado por ainda ser considerado um tabu na sociedade e mais ainda quando se trata de estudante com necessidades específicas. No caso da Síndrome de Asperger, a sua díade de défices: comunicacional, interação social e linguístico coloca ao educador algumas questões sobre quais as estratégias de abordagem deste tema aos estudantes. Desta forma, uma das estratégias que pode auxiliar no desenvolvimento é a proposta teórico- metodológica denominada ensino por investigação seguindo os passos da Carvalho (2013) associada a uma visão vigotskiana, ou seja, tendo a preocupação com as características da sociedade atual e, por outro lado, as próprias características dos estudantes, a fim de colaborar com seu desenvolvimento. A investigação, definida como de interveção, foi desenvolvida com professora e alunos do Ensino Médio de 1º ano de uma Escola Estadual de Educação Profissional de Dom Pedrito/RS, buscou compreender as percepções da educadora face à abordagem do tema sexualidade ao estudante com Síndrome de Asperger e demais integrantes desta turma, através de uma prática pedagógica realizada pela educadora do ensino de ciências. Este estudo apresentou como objetivos mediar a construção de uma prática pedagógica no Ensino de Ciências numa perspectiva de Sexualidade e Síndrome de Asperger e compreender as principais dificuldades que o educador enfrentam em abordar o tema sexualidade com estudante com Síndrome de Asperger no Ensino de Ciências.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesRODRIGUES, Michele Mello Ferreira. Sexualidade e síndrome de asperger: reflexões para o ensino de ciências. 2021. 90f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. RODRIGUES, Michele Mello Ferreira. Sexuality and asperger's syndrome: reflections for science teaching. 2021. 77f. Dissertation (Master of Science) - Graduate Program in Science and Mathematics Education, Federal University of Pelotas, Pelotas, 2021.pt_BR
dc.contributor.advisor1Rodriguez, Rita de Cássia Morem Cóssio


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