dc.creator | Baczinski, Alexandra Vanessa de Moura | |
dc.date.accessioned | 2021-06-18T22:48:27Z | |
dc.date.available | 2021-06-18 | |
dc.date.available | 2021-06-18T22:48:27Z | |
dc.date.issued | 2016-12-12 | |
dc.identifier.citation | BACZINSKI, Alexandra Vanessa de Moura. Educação escolar brasileira: possibilidades e limites para uma formação de caráter omnilateral. 2016. 141f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7725 | |
dc.description.abstract | This thesis work is part of the performed researches in the Group of Research,
Philosophy, Education and Social Praxis - FEPraxiS, inserted in the research line of
Philosoply and History of the Education, studying the educational phenomena in the
historic and philosophic view, aiming the recognition of the educational practice as an
emancipatory social praxis. Resulting from the research work that was developed
around the following theoretical problematic: what are the limits and possibilities of
Brazilian school education to overcome the condition of social reproducer and to
promote an omnilateral formation of the individuals, aiming at the maximum
development of their potentialities? Its central objective is to highlight the spaces of
contradiction that allow the competition for an omnilateral formation of the human
being, after analyzing the current context of Brazilian school education. The
methodology used to reach the proposed objectives contemplated the
presuppositions of a qualitative, bibliographical and documentary research, following
the research method of historical and dialectical materialism. Through a
bibliographical and documentary study, the contradictory spaces in the core of the
capitalism were highlighted, which make it possible to overcome unilateral human
formation, making room to inaugurate the movement in favor of the human being
omnilateral development, mediated by school education. The exposition of the
investigated object is structured in three moments. Initially, aspects of the historical
trajectory of Brazilian school education are presented, focusing especially on the
liberal ideals of man, society and education that implicitly determine the constitution
and organization of the school. The second moment contemplates a systematic
exposition about the concept of omnilaterality as a formative model, seeking its
genesis and its development in the work of Marx. Next, the concept of Human
Emancipation which is understood as a maximum stage of human development and
as a consequence of omnilateral formation, is systematized. Finally, the
contradictions that are presented in the Brazilian school organization. The complexity
explained in this text aims to demonstrate limits and possibilities to advance the
counter-hegemonic struggle, pointing out the school education as an institution
whose main role should be the omnilateral formation of the human being, which
enable them to achieve the emancipation, thus contribute to the strengthening of the
process of overcoming the capitalist mode of production. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar | pt_BR |
dc.subject | Formação humana | pt_BR |
dc.subject | Omnilateralidade | pt_BR |
dc.subject | School education | pt_BR |
dc.subject | Human formation | pt_BR |
dc.subject | Omnilaterality | pt_BR |
dc.title | Educação escolar brasileira: possibilidades e limites para uma formação de caráter omnilateral. | pt_BR |
dc.title.alternative | Brazilian school education: possibilities and limits to a formation of omnilateral character. | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8269274051863809 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6451513910863914 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de tese é parte integrante das pesquisas realizadas no Grupo de
Pesquisa Filosofia, Educação e Práxis Social – FEPráxiS, inserido na linha de
pesquisa Filosofia e História da Educação, estuda o fenômeno educativo sob o
ponto de vista histórico e filosófico, almejando o reconhecimento da prática
educativa como uma práxis social emancipadora. Resulta do trabalho de pesquisa
que foi desenvolvido em torno da seguinte problemática teórica: quais são os limites
e possibilidades da educação escolar brasileira para superar a condição de
reprodutora social e promover uma formação omnilateral dos sujeitos, visando ao
desenvolvimento máximo de suas potencialidades? Seu objetivo central consiste em
destacar os espaços de contradição que possibilitam a concorrência para uma
formação omnilateral do ser humano, após análise do contexto atual da educação
escolar brasileira. A metodologia utilizada para atingir os objetivos propostos
contemplou os pressupostos de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e
documental, seguindo o método de investigação do materialismo histórico e
dialético. Por meio de um estudo bibliográfico e documental, buscou-se destacar os
espaços contraditórios no seio do capitalismo, que possibilitam a superação da
formação humana unilateral, abrindo espaço para inaugurar o movimento em prol do
desenvolvimento omnilateral do ser humano, mediado pela educação escolar. A
exposição do objeto investigado se estrutura em três momentos. Inicialmente são
apresentados aspectos da trajetória histórica da educação escolar brasileira,
enfocando especialmente os ideais liberais de homem, sociedade e educação que,
de modo implícito, determinam a constituição e a organização da escola. O segundo
momento contempla uma exposição sistemática acerca do conceito de
omnilateralidade enquanto um modelo formativo, buscando sua gênese e seu
desenvolvimento na obra de Marx. A seguir, sistematiza-se o conceito de
Emancipação Humana, entendido como um estágio máximo de desenvolvimento do
ser humano e como uma consequência da formação omnilateral. Por fim, são
expostas as contradições que se apresentam na organização escolar brasileira. A
complexidade explicitada neste texto visa a demonstrar limites e possibilidades para
se avançar na luta contra-hegemônica, apontando a educação escolar como uma
instituição cujo papel principal deve ser a formação omnilateral do ser humano, que
lhe possibilita a conquista da emancipação, contribuindo, dessa forma, com o
fortalecimento do processo para a superação do modo de produção capitalista. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Avelino da Rosa | |