A Educação a distância no Brasil e a reconfiguração da identidade do professorado.

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Data
2016-05-31Autor
Vaz, Bárbara Regina Gonçalves
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É fato que o discurso corrente sobre a necessidade de uma educação de qualidade e
continuada, ocasionada pelas tantas demandas da globalização, vem desafiar os sistemas
educacionais existentes. Nesse cenário é que a educação à distância vem conquistando o
seu espaço na sociedade, abrangendo um número crescente de sujeitos e galgando, em
vários setores sociais, o reconhecimento como uma modalidade de educação apropriada
para a concretização de metas de políticas públicas educacionais, por ser apontada como
um dos caminhos para a democratização da educação, em especial, nos países como o
Brasil, onde há grande dispersão geográfica dos alunos. Esta Tese de Doutorado em
Educação, vinculada à linha Currículo, Profissionalização e Trabalho Docente, buscou
analisar e problematizar a reconfiguração da identidade docente a partir de um estudo de
caso no Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal de
Pelotas, através do programa Universidade Aberta do Brasil. Tendo como objeto a
reconfiguração da identidade docente decorrente do processo de trabalho na educação a
distância. Nesse sentido o problema de pesquisa se culmina em como a educação a
distância no Brasil tem corroborado para a reconfiguração da identidade dos professores?
Para dialogar com o problema de pesquisa proposto, foram escolhidos, dentre outros,
autores, Daniel Mill, Edith Litwin e Maria Luiza Belloni, para falar sobre a docência na
educação a distância, e Martin Lawn, Marcia Ondina Vieira Ferreira e Maria Manuela Alves
Garcia, para embasar a discussão sobre identidade docente. A pesquisa proposta teve o
caráter qualitativo, sendo definida como um estudo de caso. Os atores pesquisados foram
os tutores e professores pesquisadores do CLMD. Os dados foram coletados através de
análise documental do projeto político pedagógico do CLMD, questionário online e
entrevista semi-estruturada, e posteriormente, analisados através da Análise de Conteúdo
de Bardin. Foram elencadas quatro categorias de análise; o novo processo e as novas
relações de trabalho na EAD; o conhecimento migra do professor para tecnologia e
estabelece uma nova relação entre professor e aluno; a intensificação do processo de
trabalho docente, precarização do trabalho docente. A partir dessas categorias e dos
elementos analisados, podemos afirmar que passa a existir um novo processo de trabalho
no CLMD, o que acaba contribuindo de forma significativa para a ressignificação da
identidade docente. Para tanto, revela-se as alterações produzidas no processo de
trabalho mostrando que não há mais “o docente”, mas que os professores e tutores
compõem uma rede de sujeitos que ressignificam o trabalho docente, resultando em uma
nova configuração da identidade docente.
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