O potencial educativo do Princípio Responsabilidade para pensar a civilização tecnológica: uma proposta jonasiana.
Resumo
Esta Tese de Doutorado apresenta uma investigação teórica baseada em um
levantamento bibliográfico com o objetivo de situar temporalmente o quanto os
avanços da Técnica Moderna e os problemas por ela provocados colocam em risco
a existência e o futuro, não apenas da própria humanidade, mas de toda a biosfera.
Devido à necessidade e à urgência em se fundamentar uma ética compatível com as
exigências de nossa civilização tecnológica, Hans Jonas propõe o Princípio
Responsabilidade enquanto proposta ética para pensar a vida no futuro. Esta
necessidade de continuidade da vida humana e extra-humana é prioridade para a
ética da responsabilidade. Neste sentido, Jonas estabelece um arquétipo para cuidar
e preservar a vida por meio da responsabilidade parental e pública, e, através da
heurística do temor, um meio para frear os avanços tecnológicos e o progresso.
Assim, precaução e prudência tornam-se meios essenciais para guiar os rumos da
civilização tecnológica. A partir da plausibilidade destes princípios, compreendemos
que os mesmos podem ser incorporados em perspectivas éticas mais abertas,
pluralistas e dialógicas. Neste anseio, verificamos na teoria jonasiana um importante
potencial educativo do qual se buscam subsídios teóricos e éticos para indicar
caminhos possíveis e viáveis que auxiliem na solução de alguns dos problemas
contemporâneos. Ademais, a Educação, enquanto processo de socialização de
conhecimentos e valores, apresenta um caráter inegavelmente necessário para
despertar, questionar e anunciar o que devemos fazer diante de uma civilização que
vive irremediavelmente a Técnica Moderna. Com base no referencial teórico
apresentado, demonstramos que a Humanidade deve saber fazer escolhas diante
do que lhe é apresentado, ao mesmo tempo em que a Educação deve mostrar um
caminho responsável, digno e viável, servindo de bússola para a vivência do mundo
de hoje e do amanhã.
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