Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorMaman, Daniela de
dc.date.accessioned2021-06-23T09:46:55Z
dc.date.available2021-06-21
dc.date.available2021-06-23T09:46:55Z
dc.date.issued2016-12-20
dc.identifier.citationMAMAN, Daniela de. Interações discursivas sobre perfis, mudanças e evoluções conceituais no ensino de ciências. 2016. 283f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7744
dc.description.abstractThis thesis presents the concepts (conceptual profile) that academics in course of teacher training have in relation to knowledge of science teaching area, analyzing whether undergo change (conceptual change or change and conceptual evolution) over the teaching process of which participate in the discipline of Theoretical Foundations and Methodological Natural Science. The research supports in six central concepts: the idea of revolutionary paradigm (KUHN, 2013) the notion of conceptual profile (MORTIMER, 2000); change and conceptual evolution (Posner et al, 1982, 1992); meaningful learning (AUSUBEL, 1982); the teacher diary as a self-reflexive writing instrument (PORLÁN, MARTÍN, 1997) and the meanings in narrative discourses (ORLANDI, 2005). The empirical material consists of diaries of pedagogical conceptions, prepared by academics and by the logbook of the teacher-researcher. Based on the guidelines of the discursive textual analysis (MORAES, GALIAZZI 2011) and ratings of the diaries (ZABALZA 2004), it was made the analysis of the narratives produced. The study results indicate that the views of a profile in conceptual movement become more complex as the teaching and learning situations are enlarged and restructured. In this process, the written language and reflexivity stand out as key elements of the construction of knowledge and awareness. Defend the idea of coexistence of concepts in the production of narrative discourse in broader conceptual terms, keeping own arguments of the original profile.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPerfil conceitualpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectDiário de bordopt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectTeacher educacionpt_BR
dc.subjectConceptual profilept_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectLogbookpt_BR
dc.subjectNarrativespt_BR
dc.titleInterações discursivas sobre perfis, mudanças e evoluções conceituais no ensino de ciências.pt_BR
dc.title.alternativeDiscursive interactions on profiles, changes and conceptual developments in the science teaching.pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0404092558435429pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7467574585513397pt_BR
dc.description.resumoEsta tese apresenta as concepções (perfil conceitual) que acadêmicos em curso de formação docente possuem em relação a saberes da área de ensino de ciências, analisando se sofrem alteração (mudança conceitual ou mudança e evolução conceitual) ao longo do processo de ensino do qual participam na disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Ciências Naturais. A pesquisa sustenta-se em seis conceitos centrais: a ideia de paradigma revolucionário (KUHN,2013); a noção de perfil conceitual (MORTIMER, 2000); a mudança e evolução conceitual (POSNER et al, 1982,1992); a aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1982); o diário do professor como instrumento de escrita autorreflexiva (PORLÁN, MARTÍN, 1997); e as significações dos discursos narrativos (ORLANDI, 2005). O material empírico é constituído pelos diários das concepções pedagógicas, elaborados pelos acadêmicos, e pelo Diário de Bordo da professora-pesquisadora. Com base nas orientações da análise textual discursiva (MORAES, GALIAZZI, 2011) e das classificações dos diários (ZABALZA, 2004), procedeu-se a análise das narrativas produzidas. Os resultados do estudo indicam que as concepções de um perfil em movimento conceitual tornam-se mais complexas na medida em que, frente a situações de ensino e aprendizagem são ampliadas e restruturadas. Nesse processo, a linguagem escrita e a reflexividade destacam-se como elementos fundamentais para a construção do conhecimento e a tomada de consciência. Defendo a ideia da coexistência de concepções na produção do discurso narrativo, em termos conceituais mais amplos, mantendo-se argumentações próprias do perfil inicial.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Nörnberg, Marta


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem