dc.creator | Maman, Daniela de | |
dc.date.accessioned | 2021-06-23T09:46:55Z | |
dc.date.available | 2021-06-21 | |
dc.date.available | 2021-06-23T09:46:55Z | |
dc.date.issued | 2016-12-20 | |
dc.identifier.citation | MAMAN, Daniela de. Interações discursivas sobre perfis, mudanças e evoluções conceituais no ensino de ciências. 2016. 283f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7744 | |
dc.description.abstract | This thesis presents the concepts (conceptual profile) that academics in course of teacher training have in relation to knowledge of science teaching area, analyzing whether undergo change (conceptual change or change and conceptual evolution) over the teaching process of which participate in the discipline of Theoretical Foundations and Methodological Natural Science. The research supports in six central concepts: the idea of revolutionary paradigm (KUHN, 2013) the notion of conceptual profile (MORTIMER, 2000); change and conceptual evolution (Posner et al, 1982, 1992); meaningful learning (AUSUBEL, 1982); the teacher diary as a self-reflexive writing instrument (PORLÁN, MARTÍN, 1997) and the meanings in narrative discourses (ORLANDI, 2005). The empirical material consists of diaries of pedagogical conceptions, prepared by academics and by the logbook of the teacher-researcher. Based on the guidelines of the discursive textual analysis (MORAES, GALIAZZI 2011) and ratings of the diaries (ZABALZA 2004), it was made the analysis of the narratives produced. The study results indicate that the views of a profile in conceptual movement become more complex as the teaching and learning situations are enlarged and restructured. In this process, the written language and reflexivity stand out as key elements of the construction of knowledge and awareness. Defend the idea of coexistence of concepts in the production of narrative discourse in broader conceptual terms, keeping own arguments of the original profile. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Perfil conceitual | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Diário de bordo | pt_BR |
dc.subject | Narrativas | pt_BR |
dc.subject | Teacher educacion | pt_BR |
dc.subject | Conceptual profile | pt_BR |
dc.subject | Science teaching | pt_BR |
dc.subject | Logbook | pt_BR |
dc.subject | Narratives | pt_BR |
dc.title | Interações discursivas sobre perfis, mudanças e evoluções conceituais no ensino de ciências. | pt_BR |
dc.title.alternative | Discursive interactions on profiles, changes and conceptual developments in the science teaching. | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0404092558435429 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7467574585513397 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta tese apresenta as concepções (perfil conceitual) que acadêmicos em curso de formação docente possuem em relação a saberes da área de ensino de ciências, analisando se sofrem alteração (mudança conceitual ou mudança e evolução conceitual) ao longo do processo de ensino do qual participam na disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Ciências Naturais. A pesquisa sustenta-se em seis conceitos centrais: a ideia de paradigma revolucionário (KUHN,2013); a noção de perfil conceitual (MORTIMER, 2000); a mudança e evolução conceitual (POSNER et al, 1982,1992); a aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1982); o diário do professor como instrumento de escrita autorreflexiva (PORLÁN, MARTÍN, 1997); e as significações dos discursos narrativos (ORLANDI, 2005). O material empírico é constituído pelos diários das concepções pedagógicas, elaborados pelos acadêmicos, e pelo Diário de Bordo da professora-pesquisadora. Com base nas orientações da análise textual discursiva (MORAES, GALIAZZI, 2011) e das classificações dos diários (ZABALZA, 2004), procedeu-se a análise das narrativas produzidas. Os resultados do estudo indicam que as concepções de um perfil em movimento conceitual tornam-se mais complexas na medida em que, frente a situações de ensino e aprendizagem são ampliadas e restruturadas. Nesse processo, a linguagem escrita e a reflexividade destacam-se como elementos fundamentais para a construção do conhecimento e a tomada de consciência. Defendo a ideia da coexistência de concepções na produção do discurso narrativo, em termos conceituais mais amplos, mantendo-se argumentações próprias do perfil inicial. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nörnberg, Marta | |