Show simple item record

dc.creatorFruet, Fabiane Sarmento Oliveira
dc.date.accessioned2021-06-23T09:48:56Z
dc.date.available2021-06-22
dc.date.available2021-06-23T09:48:56Z
dc.date.issued2016-03-03
dc.identifier.citationFRUET, Fabiane Sarmento Oliveira. Estratégias didático-pedagógicas hipermidiáticas para a formação continuada de professores da Educação Básica na modalidade a distância. 2016. 394f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7748
dc.description.abstractBased on the Cognitive Flexibility Theory introduced by Spiro, Feltovich and Coulson, I planned, implemented and researched pedagogical and didactic strategies with the support of hypermedia mediated by Moodle that favor the development of cognitive flexibility of the Elementary Schools teachers in continuing education in the distance modality to the integration of digital technologies in teaching and learning processes with an emphasis on curricular component of Portuguese Language. The workshop called Digital Technologies for Elementary Schools was offered by the Research Group Teacher Training and Practice and Information and Communication Technologies of the Federal University of Pelotas, which I am a member. As methodological procedure, I performed a pedagogical intervention research mediated by Moodle. The intervention report was constituted by theintervention method (pedagogical and didactic strategies with the support of hypermedia implemented in this workshop) and evaluation method of the intervention. The research findings are related to the effects of intervention in the development of cognitive flexibility of teachers who attended the workshop for the integration of digital technologies in their own teaching practice and to the evaluationof the intervention itself. Then, from the results of this work, I concluded that these strategies empowerdevelopment of cognitive flexibility of teachers who attended the workshop for the integration of digital technologies in the teaching and learning processes of Portuguese Language. Therefore, this research enabled me to assert that the workshop brought contributions to empowerthe teaching practice of teachers who attended thisworkshop, as the continuing education courses for Elementary Schools teachers mediated by virtual teaching and learning environment, once this , once this workshop presenteda viable proposal tobe implemented tothis audience.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectHipermídiapt_BR
dc.subjectFlexibilidade cognitivapt_BR
dc.subjectContinuing education for teacherspt_BR
dc.subjectDigital technologiespt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectHypermediapt_BR
dc.subjectCognitive flexibilitypt_BR
dc.titleEstratégias didático-pedagógicas hipermidiáticas para a formação continuada de professores da Educação Básica na modalidade a distância.pt_BR
dc.title.alternativeHypermedia-pedagogical didactic strategies for the continuing education of basic education teachers in the distance modalitypt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3083007356156447pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9604790118520059pt_BR
dc.description.resumoEmbasada na Teoria da Flexibilidade Cognitiva de Spiro e colaboradores Feltovich e Coulson, planejei, implementei e pesquisei estratégias didático-pedagógicas hipermidiáticas, mediadas pelo Moodle, que propiciassem o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva dos professores da Educação Básica, em formação continuada, na modalidade a distância, para a integração das tecnologias digitais no processos de ensino e aprendizagem escolar, com ênfase no componente curricular de Língua Portuguesa. A oficina denominada Tecnologias digitais para a Educação Básica, elaborada a partir dessas estratégias, foi ofertada pelo grupo de pesquisa Formação e Prática de Professores e as Tecnologias da Informação e da Comunicação da Universidade Federal de Pelotas, do qual sou integrante. Como procedimento metodológico, realizei uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica mediada pelo Moodle. O relatório da intervenção foi constituído pelos métodos da intervenção (estratégias didático-pedagógicas hipermidiáticas implementadas nessa oficina) e da avaliação da intervenção. Os achados da pesquisa foram relativos aos efeitos da intervenção no desenvolvimento da flexibilidade cognitiva dos professores cursistas para a integração das tecnologias digitais nas próprias práticas docentes e à avaliação da intervenção propriamente dita. Então, a partir dos resultados deste trabalho, concluí que essas estratégias potencializaram o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva dos professores cursistas para integrarem as tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. Em função disso, posso afirmar quea oficina trouxe consideráveis contribuições para a potencialização tanto das práticas docentes dos professores cursistas, quanto dos cursos de formação continuada para professores da Educação Básica mediados por ambientes virtuais de ensino e aprendizagem, uma vez que se apresentou como uma proposta viável para ser implementada a esse público-alvo.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Orth, Miguel Alfredo


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record