dc.creator | Fruet, Fabiane Sarmento Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2021-06-23T09:48:56Z | |
dc.date.available | 2021-06-22 | |
dc.date.available | 2021-06-23T09:48:56Z | |
dc.date.issued | 2016-03-03 | |
dc.identifier.citation | FRUET, Fabiane Sarmento Oliveira. Estratégias didático-pedagógicas hipermidiáticas para a formação continuada de professores da Educação Básica na modalidade a distância. 2016. 394f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7748 | |
dc.description.abstract | Based on the Cognitive Flexibility Theory introduced by Spiro, Feltovich and Coulson, I planned, implemented and researched pedagogical and didactic strategies with the support of hypermedia mediated by Moodle that favor the development of cognitive flexibility of the Elementary Schools teachers in continuing education in the distance modality to the integration of digital technologies in teaching and learning processes with an emphasis on curricular component of Portuguese Language. The workshop called Digital Technologies for Elementary Schools was offered by the Research Group Teacher Training and Practice and Information and Communication Technologies of the Federal University of Pelotas, which I am a member. As methodological procedure, I performed a pedagogical intervention research mediated by Moodle. The intervention report was constituted by theintervention method (pedagogical and didactic strategies with the support of hypermedia implemented in this workshop) and evaluation method of the intervention. The research findings are related to the effects of intervention in the development of cognitive flexibility of teachers who attended the workshop for the integration of digital technologies in their own teaching practice and to the evaluationof the intervention itself. Then, from the results of this work, I concluded that these strategies empowerdevelopment of cognitive flexibility of teachers who attended the workshop for the integration of digital technologies in the teaching and learning processes of Portuguese Language. Therefore, this research enabled me to assert that the workshop brought contributions to empowerthe teaching practice of teachers who attended thisworkshop, as the continuing education courses for Elementary Schools teachers mediated by virtual teaching and learning environment, once this , once this workshop presenteda viable proposal tobe implemented tothis audience. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada de professores | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Hipermídia | pt_BR |
dc.subject | Flexibilidade cognitiva | pt_BR |
dc.subject | Continuing education for teachers | pt_BR |
dc.subject | Digital technologies | pt_BR |
dc.subject | Distance education | pt_BR |
dc.subject | Hypermedia | pt_BR |
dc.subject | Cognitive flexibility | pt_BR |
dc.title | Estratégias didático-pedagógicas hipermidiáticas para a formação continuada de professores da Educação Básica na modalidade a distância. | pt_BR |
dc.title.alternative | Hypermedia-pedagogical didactic strategies for the continuing education of basic education teachers in the distance modality | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3083007356156447 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9604790118520059 | pt_BR |
dc.description.resumo | Embasada na Teoria da Flexibilidade Cognitiva de Spiro e colaboradores Feltovich e Coulson, planejei, implementei e pesquisei estratégias didático-pedagógicas hipermidiáticas, mediadas pelo Moodle, que propiciassem o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva dos professores da Educação Básica, em formação continuada, na modalidade a distância, para a integração das tecnologias digitais no processos de ensino e aprendizagem escolar, com ênfase no componente curricular de Língua Portuguesa. A oficina denominada Tecnologias digitais para a Educação Básica, elaborada a partir dessas estratégias, foi ofertada pelo grupo de pesquisa Formação e Prática de Professores e as Tecnologias da Informação e da Comunicação da Universidade Federal de Pelotas, do qual sou integrante. Como procedimento metodológico, realizei uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica mediada pelo Moodle. O relatório da intervenção foi constituído pelos métodos da intervenção (estratégias didático-pedagógicas hipermidiáticas implementadas nessa oficina) e da avaliação da intervenção. Os achados da pesquisa foram relativos aos efeitos da intervenção no desenvolvimento da flexibilidade cognitiva dos professores cursistas para a integração das tecnologias digitais nas próprias práticas docentes e à avaliação da intervenção propriamente dita. Então, a partir dos resultados deste trabalho, concluí que essas estratégias potencializaram o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva dos professores cursistas para integrarem as tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. Em função disso, posso afirmar quea oficina trouxe consideráveis contribuições para a potencialização tanto das práticas docentes dos professores cursistas, quanto dos cursos de formação continuada para professores da Educação Básica mediados por ambientes virtuais de ensino e aprendizagem, uma vez que se apresentou como uma proposta viável para ser implementada a esse público-alvo. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Orth, Miguel Alfredo | |