Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorFiorese, Gilmar
dc.date.accessioned2021-06-23T09:50:39Z
dc.date.available2021-06-22
dc.date.available2021-06-23T09:50:39Z
dc.date.issued2016-12-01
dc.identifier.citationFIORESE, Gilmar. Plano Nacional de Educação (2014 – 2024): Política de Formação de Professores da Educação Básica. 2016. 164 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7752
dc.description.abstractThe object of this research is the analysis of the PNE - National Education Plan (2014 - 2024): Basic Education Teacher Training Policy. The objective of the research is to verify which conception of education guides the political proposal of basic education teacher training, of the National Plan of Education. The thesis that we defend is oriented in the affirmation that, in essential, the training policy proposed by the PNE, fits in with a neoprodutivist and neotecnicist conception of education, and does not present a rupture with the existing training policies. The research was carried out from documentary and bibliographical research. Because we understand that the material conditions of existence are also conditioning factors in the formation of the individual, we use historical materialism as a method, having as theoretical reference Araujo (2010; 2010a); Cury (1992; 2005; 2011); Freitas (2012; 2013; 2013a); Kuenzer (2009; 2011); Marx (1982, 1984, 1999); Peroni (2003; 2015); Shiroma (2003); Shiroma Campos; Garcia (2005); Saviani (1994, 2003, 2007, 2009, 2012, 2014, 2014a). The analysis is organized into four chapters. In the first chapter, based on the assumption that the teacher training process is articulated with a concrete material reality, we explain the theoretical-methodological guidance that supports this research. In the second chapter, we analyze teacher education policies in the current context, with emphasis on state reforms and the influence of neoliberal thinking in the direction of educational reforms, and in accordance with the demands of production and the market today. In the third chapter, we present some aspects that characterize historical antecedents regarding the idea of Plan, as well as certain aspects specifically related to the National Education Plan 2014-2024. Finally, in the fourth chapter, which constitutes the central part of the investigation, we analyze the Proposed policy for the training of teachers of basic education in the text of the National Education Plan (2014 - 2024), based on five categories of the object: working conditions and training; Formation and meritocracy; Training based on practice; Collaboration and training regime; The formation of the teacher and the lack of commitment of the State. Based on the analysis of these categories, we affirm that the teacher education policy proposed by PNE is guided by a neoprodutivist and neotechnicist conception of education and, therefore, does not effectively propose a rupture with the existing policies of formation.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPlano Nacional de Educaçãopt_BR
dc.subjectPolítica de formação de professorespt_BR
dc.subjectNational Education Planpt_BR
dc.subjectTeacher training policypt_BR
dc.titlePlano Nacional de Educação (2014-2024): política de formação de professores da educação básica.pt_BR
dc.title.alternativeNational Education Plan (2014 - 2024): Basic Education Teacher Training Policy.pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9795139862995941pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9604790118520059pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Zanella, José Luiz
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2956130454620999pt_BR
dc.description.resumoO objeto da presente pesquisa é a análise do Plano Nacional de Educação (PNE 2014 – 2024): Política de Formação de Professores da Educação Básica. O objetivo da investigação consiste em verificar qual concepção de educação orienta a proposta política de formação de professores da educação básica, do Plano Nacional de Educação. A tese que defendemos está orientada na afirmação de que, no essencial, a política de formação proposta pelo PNE, ajusta-se a uma concepção neoprodutivista e neotecnicista de educação, e não apresenta uma ruptura com as políticas de formação hoje existentes. A investigação foi desenvolvida a partir de pesquisa documental e bibliográfica. Por entendermos que as condições materiais da existência são também condicionantes na formação do indivíduo, utilizamos como método o materialismo histórico, tendo como referencial teórico Araujo (2010; 2010a); Cury (1992; 2005; 2011); Freitas (2012; 2013; 2013a); Kuenzer (2009; 2011); Marx (1982; 1984; 1999); Peroni (2003; 2015); Shiroma (2003); Shiroma Campos; Garcia (2005); Saviani (1994; 2003; 2007; 2009; 2012; 2014; 2014a). A análise está organizada em quatro capítulos. No primeiro capítulo, partindo do pressuposto de que o processo de formação do professor está articulado com uma realidade material concreta, explicitamos o encaminhamento teórico-metodológico que respalda esta pesquisa. No segundo capítulo analisamos as políticas de formação de professores no atual contexto, com destaque para as reformas do Estado e a influência do pensamento neoliberal, no encaminhamento das reformas educacionais, e em conformidade com as exigências da produção e do mercado na atualidade. No terceiro capítulo, apresentamos alguns aspectos que caracterizam antecedentes históricos referentes à ideia de Plano, bem como determinados aspectos especificamente relacionados ao Plano Nacional de Educação 2014 – 2024. Por último, no quarto capítulo, que se constitui na parte central da investigação, analisamos a proposta política de formação dos professores da educação básica, no texto do Plano Nacional de Educação (2014 – 2024), com base em cinco categorias do objeto: condições de trabalho e formação; formação e meritocracia; uma formação orientada pela prática; regime de colaboração e formação; a formação do professor e o descompromisso do Estado. Baseados na análise destas categorias, afirmamos que a política de formação de professores, proposta pelo PNE, está orientada por uma concepção neoprodutivista e neotecnicista de educação e, portanto, não propõe, efetivamente, uma ruptura com as políticas de formação hoje existentes.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Orth, Miguel Alfredo


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem