dc.creator | Rangel, Gisele Maciel Monteiro | |
dc.date.accessioned | 2021-06-23T09:51:04Z | |
dc.date.available | 2021-06-22 | |
dc.date.available | 2021-06-23T09:51:04Z | |
dc.date.issued | 2016-09-23 | |
dc.identifier.citation | RANGEL, Gisele Maciel Monteiro. Heróis/Heroínas Surdos/as Brasileiros/as: busca de significados na comunidade surda gaúcha. 2016. 189f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7753 | |
dc.description.abstract | This thesis, entitled Deaf Brazilian Heroes: search for meanings in the gaúcho deaf community, began with a research problem that is outlined by the quest for understanding how anonymous - and some more known – deaf persons became heroes to their community through deeds that were perpetuated or remain for a significant amount of time in history. Thus, I traced the general objective of the research: understand the deaf hero representations, their meanings and effects in the stories of individuals and deaf communities in Rio Grande do Sul. In this sense, the thesis deals with the representations of the gaúcho deaf community about deaf heroism using the focus group methodology, conducted in deaf associations in the cities of Porto Alegre and Pelotas. The theoretical framework used to support the data production in the focus groups, the construction of the analysis of representations, historical contexts and records of the deaf culture depart from the perspectives of Cultural Studies and Deaf Studies. The data produced by the research showed that are remembered as deaf heroes institutions or individuals who fought and/or gave visibility to sign language, identified by the deaf community for pioneering, leadership and empowerment of deaf people in society. With the development of the research, it’s highlighted the importance of the historical record of the achievements of the people and institutions, which develop articulations in the construction of meanings about deaf heroism. The signs, the stories told address representation of heroism by identifying protagonists who contributed to the construction of the deaf community and the continuation of the history. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Representações | pt_BR |
dc.subject | Heroísmo surdo | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Comunidade surda | pt_BR |
dc.subject | Grupo focal | pt_BR |
dc.subject | Representations | pt_BR |
dc.subject | Deaf heroism | pt_BR |
dc.subject | Deaf community | pt_BR |
dc.subject | Focus group | pt_BR |
dc.title | Heróis/Heroínas Surdos/as Brasileiros/as: busca de significados na comunidade surda gaúcha. | pt_BR |
dc.title.alternative | Deaf Brazilian Heroes: search for meanings in the gaúcho deaf community. | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2102092288777454 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1207173035684519 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta tese, intitulada, Heróis/Heroínas Surdos/as Brasileiros/as: busca de significados na comunidade surda gaúcha, partiu do problema de pesquisa que se delineou na busca pela compreensão de como os surdos anônimos - e alguns, mais conhecidos - tornam-se heróis para a sua comunidade, através de feitos que se perpetuaram ou que permanecem por algum tempo significativos na história. Deste modo, tracei como objetivo geral da pesquisa compreender as representações de herói surdo, seus significados e efeitos nas histórias de indivíduos e de comunidades surdas, no Rio Grande do Sul. Nesse sentido, a tese aborda as representações da comunidade surda gaúcha sobre o heroísmo surdo a partir da metodologia de grupos focais, realizados nas associações de surdos das cidades de Porto Alegre e de Pelotas. O referencial teórico utilizado para embasar a produção de dados nos grupos focais, a construção das análises sobre representações, os contextos históricos e registros da cultura surda, partem das perspectivas dos Estudos Culturais e dos Estudos Surdos. Nos dados produzidos pela pesquisa, evidenciou-se que são lembrados/lembradas como heróis/heroínas surdas instituições ou sujeitos que lutaram e/ou deram visibilidade à língua de sinais, identificados com a comunidade surda pelo pioneirismo, protagonismo e empoderamento dos surdos na sociedade. Com o desenvolvimento da pesquisa, destacou-se a importância do registro histórico dos feitos das pessoas e instituições, que desenvolvem articulações na construção dos significados sobre o heroísmo surdo. As sinalizações, as histórias contadas, tratam da representação do heroísmo na identificação de protagonistas que colaboraram com a construção da comunidade surda e a continuação da história. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Klein, Madalena | |