Economia do conhecimento e educação: a fabricação do sujeito microempresa como modo de existência.

Visualizar/ Abrir
Data
2016-08-23Autor
Feijó, José Roberto de Oliveira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A proposta desta tese é a de pensar o processo de constituição, de fabricação, do sujeito do trabalho, ao qual denominei sujeito microempresa; um sujeito cujo fim único é produzir e vender sua empregabilidade; um sujeito que se produz em meio a uma ética muito específica em relação a esse estágio atual da produção capitalista e do modelo econômico que lhe dá sustentação. Para isso, me valho dos conceitos de Capital Humano, Economia do Conhecimento, Economia Evolucionária neoschumpeteriana e Inovação. A teoria do desenvolvimento econômico de Schumpeter e seus desdobramentos até a atual dinâmica neoschumpetriana ou Economia Evolucionária, conjugada necessariamente com a Economia do Conhecimento foi fundamental para pensar esta tese. A metodologia consistiu em uma revisão bibliográfica de autores e de textos da OCDE, Banco Mundial e UNESCO, que me possibilitaram estruturar e compreender a atual dinâmica da Economia do Conhecimento e as demandas de subjetivação inerentes à essa dinâmica. A conclusão foi de que todo aparato discursivo de retorno social do investimento em educação para o mercado do conhecimento, como o de gerador de riqueza e desenvolvimento, não faz mais do que nos constituir, por meio de uma ontologia muito própria, como sujeitos microempresas, instituindo a competitividade como modo de existência. O empobrecimento do conhecimento, reduzido à mera informação, não opera para a vida qualificada pela cultura, mas para produtivismo econômico, pois toda uma dimensão ética e estética é alijada na fabricação desse sujeito.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: