dc.creator | Borges, Alexandre da Silva | |
dc.date.accessioned | 2021-06-24T20:02:14Z | |
dc.date.available | 2021-06-24 | |
dc.date.available | 2021-06-24T20:02:14Z | |
dc.date.issued | 2017-04-07 | |
dc.identifier.citation | BORGES, Alexandre da Silva. A Educação Simbólica na Cantoria de Santinho em Povo Novo/RS: a musicalidade e a noite regendo o rito. 2017. 146f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7765 | |
dc.description.abstract | This work was developed at the Postgraduate Program in Education of the Faculty of Education of UFPel, in the Study and Research Group on Imaginary, Education and Memory (GEPIEM), and funded by CAPES. The dissertation deals with the cultural and formative processes of the rural and religious celebration called Cantoria de Santinho, a practice still existing, performed by the Terno de Santos of Povo Novo/RS. Looking for the symbolic elements emerging from the verses of this Cantoria, a type of education was revealed, which escapes the school walls and gives the festivity a formative role. However, this formation is specific, it is a Symbolic Education established culturally in the locality of Povo Novo. For the making of this dissertation, the research relied mainly on the Theory of Imaginary, substantiated by the anthropologist Gilbert Durand, and the History of Religions, through the Romanian historian Mircea Eliade. The methodology used to collect the data was the Direct Observation (impregnation model), with the support of audio and photographic recordings. The data analysis was based on the Symbolic Convergence (DURAND, 2012) and the phenomenological comparison of the religious and cultural examples, mainly supported by Mircea Eliade and the concept of hierophany (manifestation of the sacred). It was noticed that the master of the Terno dos Santos activates symbols in his singing, like in the escada de flores, os galos cantando (filled with a religious, festive and rural context). These symbols, repeated by the devotees, compose the Imaginary not only of the pongondó community, but of all human culture, since such symbols intertwine in timelessness and (a)spatiality, in a communion between pongondós men and women and the Ancestral Man. It is concluded that the cyclical recurrence of the festivity and the annual maintenance/permanence of the last Terno de Santos of Povo Novo is due to the rite, which fulfills its formation role in the life of those who join the festive/religious manifestation, by means of a Symbolic Education: a cultural, humane and sensitive formation. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação simbólica | pt_BR |
dc.subject | Imaginário | pt_BR |
dc.subject | Terno de Santos | pt_BR |
dc.subject | Cantoria de Santinho | pt_BR |
dc.subject | Povo Novo/RS | pt_BR |
dc.subject | Symbolic education | pt_BR |
dc.subject | Imaginary | pt_BR |
dc.title | A Educação Simbólica na Cantoria de Santinho em Povo Novo/RS: a musicalidade e a noite regendo o rito. | pt_BR |
dc.title.alternative | The symbolic education in the cantoria de santinho in Povo Novo/RS: the musicality and the night governing the rite. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3628774912594179 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5496470672226677 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho foi desenvolvido no Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFPel, no Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM), e financiado pela CAPES. A dissertação trata sobre os processos culturais e formativos do festejo rural e religioso denominado Cantoria de Santinho, prática ainda existente pelo Terno de Santos do Povo Novo/RS. Buscando os elementos simbólicos emergentes dos versos desta Cantoria, desvelou-se um tipo de educação, que foge os muros escolares e dá à festa um papel formativo. Porém, esta formação é específica, trata-se de uma Educação Simbólica instituída culturalmente na localidade do Povo Novo. Para a tecedura desta dissertação, a pesquisa contou principalmente com a Teoria do Imaginário, fundamentada pelo antropólogo francês Gilbert Durand, e com a História das Religiões, por meio do historiador romeno Mircea Eliade. A metodologia utilizada para a coleta dos dados foi a Observação Direta (modelo de impregnação), com o apoio do registro em áudio e fotografia. A análise dos dados se deu pela Convergência Simbólica (DURAND, 2012) e com a comparação fenomenológica dos exemplos culturais e religiosos, principalmente amparado por Mircea Eliade e o conceito de hierofania (aparição do sagrado). Percebeu-se que o mestre do Terno de Santos aciona símbolos em sua cantoria, como a escada de flores, os galos cantando (pregnantes de um contexto religioso, festivo e rural). Esses símbolos, repetidos pelos devotos, compõe o Imaginário não apenas da comunidade pongondó, mas como de toda a cultura humana, já que tais símbolos se entrecruzam na atemporalidade e (a)espacialidade, numa comunhão entre homens e mulheres pongondós e o Homem Ancestral. Conclui-se que a recorrência cíclica da festividade e a anual manutenção/permanência do último Terno de Santos do Povo Novo se dá pelo rito, o qual cumpre seu papel formador na vida daqueles que somam-se à manifestação festiva/religiosa, por vias de uma Educação Simbólica: uma formação cultural, humana e sensível. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Peres, Lúcia Maria Vaz | |