Mostrar registro simples

dc.creatorCosta, Larissa Lima Nascimento
dc.date.accessioned2021-06-24T20:08:38Z
dc.date.available2021-06-24
dc.date.available2021-06-24T20:08:38Z
dc.date.issued2017-03-03
dc.identifier.citationCOSTA, Larissa Lima Nascimento. O Período Preparatório da Alfabetização em Cadernos Escolares de Alunos. 2017. 136f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7772
dc.description.abstractThe purpose of this Dissertation is to analyze in the schoolbooks of students in literacy stage, from the state of Rio Grande do Sul, if the preparatory period continues even after the introduction of the psychogenetic basis discussions, taking into account the period 1990 to 2015. The schoolbooks consulted and analyzed in the research are part of the collection belonging to the Research Group History of Literacy, Reading, Writing and Textbooks - HISALES / FaE / UFPel. The schoolbook is considered an important device of school culture (CHARTIER, 2002; VINÃO, 2008) and, in the specific case of research, could offer important data to think about the object of the research in question, namely: the preparatory period of the literacy. The initial work considered in the construction of the research object was Testes ABC: para a verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e da escrita, by Lourenço Filho (1934), for the fact that the book and the author were responsible for the diffusion in Brazil of a conception of literacy that was characterized by Mortatti (2000) as "literacy under measure", whose perspective was to verify the level of maturity and the readiness to teach reading and writing, pillars of the preparatory period. Also associated with this discussion were considered the studies by Lanza (1988) and Poppovic (1968, 1981), both of which support the discussions on aspects of maturity and readiness in relation to the preparatory period, among other authors mentioned in the main chapter of this paper Dissertation. In addition, pedagogical manuals were consulted, from 1964 to 1975, and literacy textbooks from the period 1950 to 1988, in order to seek to better understand the activities present in the notebooks researched. As a result of the research, there is a decline of preparatory period activities in the consulted notebooks that cannot be generalized to other contexts, at least, allow to reflect about this practice in the context of Brazilian literacy. Also, from the data collected, it was possible to perceive that the activities related to the preparatory period, such as the "original" proposal, predates the teaching of reading and writing, specifically: visomotor coordination; visual discrimination; laterality; spatial perception, withdrawn from the activities present in the notebooks and analyzed in the present dissertation.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectHistória da alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPeríodo preparatóriopt_BR
dc.subjectCadernos escolares de alunospt_BR
dc.subjectHistory of literacypt_BR
dc.subjectPreparatory periodpt_BR
dc.subjectStudents' schoolbookspt_BR
dc.titleO período preparatório da alfabetização em cadernos escolares de alunos.pt_BR
dc.title.alternativeThe Preparatory Period of the Literacy in Student Schoolbooks.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9692576670482630pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5179048135412088pt_BR
dc.description.resumoA presente Dissertação de Mestrado tem como objetivo principal analisar em cadernos escolares de alunos em fase de alfabetização, oriundos do estado do Rio Grande do Sul, se o período preparatório se mantém mesmo depois da introdução das discussões de base psicogenéticas, levando em consideração o período de 1990 até 2015. Os cadernos consultados e analisados na pesquisa fazem parte do acervo pertencente ao Grupo de Pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares – HISALES/FaE/UFPel. O caderno escolar é considerado aqui como um importante dispositivo da cultura escolar (CHARTIER, 2002; VINÃO, 2008) e que, no caso específico da investigação, poderia oferecer dados importantes para pensar o objeto da pesquisa em questão, qual seja: o período preparatório da alfabetização. A obra inicial considerada na construção do objeto de pesquisa foi Testes ABC: para a verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e da escrita, de Lourenço Filho (1934), pelo fato de que o livro e o autor foram responsáveis pela difusão no Brasil de uma concepção de alfabetização que foi caracterizada por Mortatti (2000) como “alfabetização sob medida”, cuja perspectiva era verificar o nível de maturidade e a prontidão para o ensino da leitura e da escrita, pilares do período preparatório. Associada à essa discussão também foram considerados os estudos de Lanza (1988) e Poppovic (1968, 1981) uma vez que ambas dão suporte às discussões sobre os aspectos de maturidade e prontidão em relação ao período preparatório, entre outros autores mencionados no capítulo principal desta Dissertação. Além disso, foram consultados manuais pedagógicos, do período de 1964 até 1975, e cartilhas de alfabetização do período de 1950 até 1988, para procurar compreender melhor as atividades presentes nos cadernos pesquisados. Como resultados da pesquisa, destaca-se um declínio de atividades de período preparatório nos cadernos consultados que não pode ser generalizado para outros contextos, permitem, pelo menos, refletir acerca dessa prática no contexto da alfabetização brasileira. Outrossim, dos dados coletados foi possível perceber que as atividades referentes ao período preparatório, como é a proposta “original”, antecede propriamente o ensino da leitura e da escrita e são especificamente do tipo: coordenação visomotora; discriminação visual; esquema corporal/lateralidade; percepção espacial, destacadas das atividades presentes nos cadernos e analisadas na presente dissertação.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Peres, Eliane Teresinha


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples