Mostrar registro simples

dc.creatorPinto, Maria Verônica Roldán
dc.date.accessioned2021-06-24T20:10:55Z
dc.date.available2021-06-24
dc.date.available2021-06-24T20:10:55Z
dc.date.issued2017-05-26
dc.identifier.citationPINTO, Maria Verônica Roldán. Docência autônoma: desafios para o exercício da autonomia docente em uma perspectiva freiriana no estado capitalista – estudo de caso em uma escola da rede municipal de Pelotas. 2017. 125f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7774
dc.description.abstractBased on the assumptions of Paulo Freire’s theory, the present study which is centered on teaching autonomy, is the result of a research which presented a research proposal on the process of its establishment, as well as on the limits and possibilities for its establishment nowadays, in the capitalist state. In order to do so, starting from a reflection anchored in the researcher’s teaching experience and her academic background, an analysis of the theoretical references of autonomy was set from the modernity, the autonomy and the autonomous teaching work in Paulo Freire, approaching the challenges placed in the exercise of autonomous teaching before a historical context marked, in education, by the increase of the neoliberal logics in the field of educational policies. Understanding the circumstances and in what way elementary education teachers from public schools have faced the challenge of constructing autonomous teaching, as expressed in Freire, has become the central issue of the research. The central goal of this study was to contribute to foster the debate about autonomous teaching work for the achievement of an education as ‘practice of freedom’, towards emancipation. The case study was carried out at a city public school in the outskirts of the city of Pelotas/RS. The method based on the qualitative approach and on the dialectical historical materialistic focus, initially comprised a bibliographical study for, soon, to proceed to an empirical investigation from the techniques of open questionnaire and semi-structured interview with teachers working in Elementary Education in the city government public schools. Categories such as freedom and emancipation, awareness and reflection on the action permeated the analysis that followed and that sought – in the combination of theory and practice – to produce contributions for the effectiveness of new teaching practices that lead to the construction of a teaching autonomy of Freire perspective and, therefore, to an emancipator education. The results point out that the teachers can, despite the limits they face daily at work, envision experiences of autonomy, as expressed in Freire, corroborating the hypothesis that they seek it but that it strongly complicated by economical, political, socio-cultural determinants which hamper its development.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAutonomia docentept_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectTeaching autonomypt_BR
dc.subjectEmancipationpt_BR
dc.titleDocência autônoma: desafios para o exercício da autonomia docente em uma perspectiva freiriana no estado capitalista – estudo de caso em uma escola da rede municipal de Pelotas.pt_BR
dc.title.alternativeAutonomous teaching: challenges for the exercise of teacher autonomy in a Freiriana perspective in the capitalist state – case study in a school in the municipal network of Pelotas.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0898323863148250pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1484551689017803pt_BR
dc.description.resumoAssentado nos pressupostos da teoria freiriana, o presente estudo, que tem por temática central a autonomia docente, é resultado de pesquisa que apresentou uma proposta de investigação sobre o processo de sua constituição, bem como sobre os limites e possibilidades para sua efetivação na atualidade, no interior do estado capitalista. Para tanto, partindo de uma reflexão ancorada na experiência docente da pesquisadora e na sua formação acadêmica, estabeleceu uma análise dos referenciais teóricos da autonomia a partir da modernidade e da autonomia e do trabalho docente autônomo em Paulo Freire, abordando os desafios colocados ao exercício da docência autônoma frente a um contexto histórico marcado, na educação, pelo acirramento da lógica neoliberal no campo das políticas educacionais. Compreender em que medida e de que forma professores de ensino fundamental da rede pública têm enfrentado o desafio da construção de uma docência autônoma, conforme expressa em Freire, constituiu a questão central da pesquisa. O objetivo central deste estudo foi contribuir para subsidiar o debate sobre o trabalho docente autônomo para a concretização de uma educação como ‘prática da liberdade’, na direção da emancipação. O estudo de caso foi desenvolvido em uma escola municipal da periferia do município de Pelotas/RS. O percurso metodológico, fundamentado na abordagem qualitativa e no enfoque materialista histórico dialético, englobou inicialmente um estudo bibliográfico para, logo, proceder a uma investigação empírica a partir das técnicas do questionário aberto e da entrevista semiestruturada com professores atuantes no Ensino Fundamental da rede pública municipal de ensino. Categorias como liberdade e emancipação, conscientização e reflexão sobre a ação permearam a análise que se procedeu e que buscou - na conjugação entre teoria e prática - produzir contribuições para a efetivação de novas práticas docentes que rumem para a construção de uma autonomia docente de perspectiva freiriana e, consequentemente, de uma educação emancipatória. Os resultados apontam que os professores conseguem, apesar dos limites enfrentados diuturnamente no exercício de sua profissão, vislumbrar experiências de autonomia, conforme expressa em Freire, corroborando com a hipótese de os mesmos a buscam, mas que esta se vê fortemente dificultada pelos condicionantes econômicos, políticos e socioculturais, que tolhem seu desenvolvimento.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Paludo, Conceição


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples