Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorCastro, Renata Brião de
dc.date.accessioned2021-06-24T20:59:30Z
dc.date.available2021-06-24
dc.date.available2021-06-24T20:59:30Z
dc.date.issued2017-01-05
dc.identifier.citationCASTRO, Renata Brião de. A Escola Garibaldi e o professor José Rodeghiero na Colônia Maciel – Pelotas/ RS (1928 – 1950): grupo local e etnia. 2017. 221f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7776
dc.description.abstractThis thesis focuses on Garibaldi Elementary School at a time frame between the years 1928 and 1950, the period when Mr. José Rodeghiero, its first teacher, taught at the school. Thus, the major research issue focused on the presence of the teacher at the educational institution, and was connected to identity, community, ethnic and religious issues. Garibaldi School was built in 1928, although classes only started effectively the following year. The school is located in Maciel Discrict, a rural area of the municipality of Pelotas, Rio Grande do Sul State, which was settled by the the end of the 19th century by immigrants of Italian origin. As shown in this study, the school, even though having been first established as a public institution, also includes community features. This research is inserted into the field of History of Education and makes use of a theoretical approach of Cultural History. As a major contribution to the area of the History of Education, the present research made an analysis of this educational institution, where the relationships between the school, the community and the religion were identified. Thus, the analysis of these factors was the main objective of this study. Mr. José Rodeghiero was pretty involved with the daily life of the place, and the tasks he performed, whether at school or within the community, were supported by local residents. Therefore, this research shows that a teacher presence at a rural school was influenced by his integration with the community environment. José Rodeghiero not only performed the duties of teaching classes, but also was na active member of the local community, a relationship influenced by ethnic issues. As categories of analysis, the discussion on identity, from which ethnic identity derives, was emphasized. Other categories, such as collections, memory, school culture and educational institution were also included.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectColônia Macielpt_BR
dc.subjectEscola Garibaldipt_BR
dc.subjectAtuação docentept_BR
dc.subjectEtnia italianapt_BR
dc.subjectCultura localpt_BR
dc.subjectMaciel Districtpt_BR
dc.subjectGaribaldi Elementary Schoolpt_BR
dc.subjectTeaching performancept_BR
dc.subjectItalian ethnicitypt_BR
dc.subjectLocal culturept_BR
dc.titleA Escola Garibaldi e o professor José Rodeghiero na Colônia Maciel – Pelotas/ RS (1928 – 1950): grupo local e etnia.pt_BR
dc.title.alternativeGaribaldi Elementary School and the presence of Mr. José Rodeghiero, teacher, in Maciel District in the city of Pelotas, Rio Grande do Sul State (1928 - 1950): local community and ethnicity.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8866766022973381pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0643205535014525pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo abordar a Escola Garibaldi, no recorte temporal estabelecido entre os anos de 1928 e 1950, período de atuação do primeiro professor da escola, José Rodeghiero. Desta forma, a problemática central da investigação está relacionada com a permanência do professor na instituição escolar, a qual esteve tangenciada por questões identitárias, comunitárias, étnicas e religiosas. A Escola Garibaldi foi construída no ano de 1928, sendo que, em 1929, começam as aulas na instituição. Está localizada na Colônia Maciel, região colonial do Município de Pelotas (RS), local que foi colonizado em fins do século XIX por imigrantes de origem italiana. Como se procurou mostrar nesta investigação, a escola, mesmo surgindo dentro do setor público, carrega aspectos de uma instituição comunitária. É válido mencionar que esta é uma pesquisa inserida no campo da História da Educação e, faz uso da perspectiva teórica da História Cultural. Como principais contribuições para a área da História da Educação, a presente pesquisa investiu um olhar na instituição escolar, onde se pode perceber a relação existente entre a escola, a comunidade e a instituição religiosa. Assim, analisar estes fatores constituiu-se no objetivo principal deste trabalho. O professor José Rodeghiero era uma pessoa envolvida com a vida cotidiana do local, e legitimada pelos moradores para as tarefas que exercia, seja na escola ou na comunidade. Desta forma, a principal contribuição é mostrar a permanência do professor numa escola rural, a qual esteve influenciada pela inserção do docente no meio comunitário. José Rodeghiero não cumpria no local somente as funções de ministrar aulas, mas fazia parte da comunidade, relação esta influenciada por questões étnicas. Assim, como categorias de análise, ganhou potencialidade a discussão sobre identidade, donde se deriva a identidade étnica. Outras categorias também foram utilizadas, tais como: acervos, memória, cultura escolar e instituição educativa.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Weiduschadt, Patrícia


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem