Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorOrben, Sandra Maria
dc.date.accessioned2021-06-24T21:00:02Z
dc.date.available2021-06-24
dc.date.available2021-06-24T21:00:02Z
dc.date.issued2017-12-21
dc.identifier.citationORBEN, Sandra Maria. Modos de Gestão e Processo de Trabalho Docente na Educação Infantil da Região Sul do Rio Grande do Sul. 2017. 66f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7778
dc.description.abstractThis thesis addresses the issue of management in preschools and its implications to the teaching work process. Using concepts of management methods and the teaching work process, it analyzes the relationship between the school management and the work developed by preschool teachers. To this end, we based the research on eighteen interviews carried out with municipal preschools teachers from nine cities in the south of Rio Grande do Sul, seeking to explore how they understand their work, the school management and their professional identity. It was found that there are several modes of management instituted in the schools that participated in this research. None has a management that is clearly managerial, bureaucratic or democratic. What we have seen is that school management is based on several attempts to individually build a way of managing each school, which, in turn, depend on each institutional reality, the people who work in these places, and how municipal education departments develop their work.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectModos de gestãopt_BR
dc.subjectProcesso de trabalho docentept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectManagement methodspt_BR
dc.subjectTeaching work processpt_BR
dc.subjectPreschoolpt_BR
dc.titleModos de Gestão e Processo de Trabalho Docente na Educação Infantil da Região Sul do Rio Grande do Sul.pt_BR
dc.title.alternativeModes of Management and Process of Teaching Work in Early Childhood Education in the South Region of Rio Grande do Sul.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4498145815982529pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7490451482911533pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação aborda a gestão nas Escolas de Educação Infantil e suas implicações no processo de trabalho docente. Utilizando-se dos conceitos de modos de gestão e de processo de trabalho docente, analisa as relações entre a gestão e o trabalho das professoras em Escolas de Educação Infantil. Para tanto, valeu-se de dezoito entrevistas com professoras de EMEIs em nove cidades do sul do Rio Grande do Sul, explorando a forma como compreendem o seu trabalho, a gestão escolar e sua identidade profissional. A dissertação conclui que há vários modos de gestão instituídos nas escolas Infantis que participaram desta pesquisa. Nenhuma possui uma gestão que seja claramente gerencialista, burocrática ou democrática. O que se pôde identificar é que as gestões das escolas se pautam por tentativas de construir individualmente um modo de gerir cada escola, e isso depende da realidade institucional, dos indivíduos que nela trabalham e na forma de atuação das secretarias de educação em cada um dos municípios.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Jarbas Santos


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem