Relações comunicacionais: uma ferramenta de ensino na universidade?
Resumo
O propósito que orientou esta investigação foi o de conhecer e verificar como são as relações entre professores e alunos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia da Fundação Universidade de Rio Grande –FURG.A partir desta questão procuro focalizar o estudo no contexto de cada curso no período de abril a setembro de 2005, respeitando as especificidades de cada um deles. Os estudos sobre as relações comunicacionais à luz de Moran (1998), Penteado (1998), Maturana (2000), Porto (2005), entre outros autores, possibilitaram uma reflexão sobre o processo de comunicação entre professores e alunos destes cursos, em sala de aula e nos demais espaços comunicacionais da FURG. A opção metodológica da presente pesquisa foi o estudo de caso, utilizando-se para coleta de dados: questionários (com os alunos); entrevistas (com professores) e observações (em sala de aula). No contexto pesquisado tive dificuldades para perceber as relações comunicacionais entre professores e alunos conduzindo, através do diálogo e de vivências mútuas, o processo de ensino aprendizagem. Os resultados deste trabalho apontam que as relações comunicacionais entre professores e alunos têm como premissa às interações e trocas de saberes cotidianos, conduzindo o processo educativo.
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