dc.creator | Eslabão, Leomar da Costa | |
dc.date.accessioned | 2021-06-26T00:57:13Z | |
dc.date.available | 2021-06-25 | |
dc.date.available | 2021-06-26T00:57:13Z | |
dc.date.issued | 2006-03-24 | |
dc.identifier.citation | ESLABÃO, Leomar da Costa. A construção de um currículo por competências: o caso do Curso Técnico em Sistemas de Telecomunicações do CEFET-RS. 2006. 227f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2006. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7796 | |
dc.description.abstract | This paper focuses on the processes of development and specification of the
curriculum of the Technical Course in Telecommunication Systems, of Centro Federal de
Educação Tecnológica de Pelotas (CEFET-RS), which took place in the context of the
educational and curricular restructuring, based on the decree 2.208/97 and its
complementary laws, which established the model of professional competences as the guide
of the professional education in the technical level. It is a case study which used semistructured
interviews, focal groups, and documental analysis as investigation instruments.
The subjects of the study were the agents of the school management, the coordinatorteachers
responsible for the development of the curricular specifications of each
professionalizing module that makes up the course, the teachers who participated in the
process of development/specifications of the curriculum, the teachers who did not
participate at all, and also students in the end of the first module in the year 2005. This way
the multiple subjects as well as the various power instances implied in the construction of
the local curriculum were comprised. In the analyses performed mostly from the focus on
the post-critic educational theories about the curriculum, it was possible to determine as a
stand out the interpretations - and recreations - given by the local institution and its agents
to the official curricular policy of the pedagogy of competences. It was possible to identify
some mechanisms of power and dispute which define subjects’ positions in the process of
curricular development and its results both in the written curriculum and in action. The
study shows that the constitution of the local curriculum is a hybrid process, which
incorporates elements of the official proposal and elements of the curricular tradition into
the building up of the modular curricular model based on competences. The study also
stands out an evaluation performed by the local agents concerning the curricular
construction, pointing out the different aspects of the educational model based on
competences adopted by the investigated course. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Curso Técnico em Sistemas de Telecomunicações | pt_BR |
dc.subject | CEFET-RS | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | pt_BR |
dc.subject | Technical Course in Telecommunications Systems | pt_BR |
dc.title | A construção de um currículo por competências: o caso do Curso Técnico em Sistemas de Telecomunicações do CEFET-RS. | pt_BR |
dc.title.alternative | The construction of a curriculum by competencies: the case of the Technical Course in Telecommunications Systems of CEFET-RS. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7694526361231553 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0141183727711568 | pt_BR |
dc.description.resumo | São enfocados neste trabalho os processos de elaboração e detalhamento do currículo do
Curso Técnico em Sistemas de Telecomunicações, do Centro Federal de Educação
Tecnológica de Pelotas (CEFET-RS), que se desenvolveram dentro do contexto da
reestruturação educacional e curricular desencadeada com o Decreto 2.208/97 e suas
legislações complementares que instituíram o modelo das competências profissionais como
ordenador da educação profissional de nível técnico. Trata-se de um estudo de caso que se
utilizou de entrevistas semi-estruturadas, grupos focais e análise documental. Os sujeitos da
pesquisa foram os agentes da administração escolar, os professores coordenadores da
elaboração do detalhamento curricular de cada módulo profissionalizante que compõe o
curso, os professores que tiveram participação no processo de elaboração/detalhamento do
currículo, os professores que não tiveram participação e também os alunos concluintes do
primeiro semestre do ano de 2005. Com isso contemplaram-se os múltiplos sujeitos e
instâncias de poder implicados na construção do currículo local. Nas análises realizadas
predominantemente a partir do enfoque das teorias educacionais pós-críticas no campo do
currículo, destacam-se as interpretações e ressignificações que a instituição local e seus
agentes deram à política curricular oficial da pedagogia das competências. São
identificados alguns mecanismos de poder e disputas que marcaram as posições dos sujeitos
no processo de elaboração curricular e seus resultados no currículo escrito e em ação. O
estudo mostra que a constituição do currículo local é um processo de hibridização, o qual
incorpora elementos da proposta oficial e elementos da tradição curricular, para a
confecção do modelo curricular modular baseado em competências. O estudo destaca
também uma avaliação dos agentes locais acerca da construção curricular evidenciando os
diferentes aspectos do modelo educacional baseado em competências adotado pelo curso
investigado. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Garcia, Maria Manuela Alves | |