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dc.creatorEslabão, Leomar da Costa
dc.date.accessioned2021-06-26T00:57:13Z
dc.date.available2021-06-25
dc.date.available2021-06-26T00:57:13Z
dc.date.issued2006-03-24
dc.identifier.citationESLABÃO, Leomar da Costa. A construção de um currículo por competências: o caso do Curso Técnico em Sistemas de Telecomunicações do CEFET-RS. 2006. 227f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7796
dc.description.abstractThis paper focuses on the processes of development and specification of the curriculum of the Technical Course in Telecommunication Systems, of Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (CEFET-RS), which took place in the context of the educational and curricular restructuring, based on the decree 2.208/97 and its complementary laws, which established the model of professional competences as the guide of the professional education in the technical level. It is a case study which used semistructured interviews, focal groups, and documental analysis as investigation instruments. The subjects of the study were the agents of the school management, the coordinatorteachers responsible for the development of the curricular specifications of each professionalizing module that makes up the course, the teachers who participated in the process of development/specifications of the curriculum, the teachers who did not participate at all, and also students in the end of the first module in the year 2005. This way the multiple subjects as well as the various power instances implied in the construction of the local curriculum were comprised. In the analyses performed mostly from the focus on the post-critic educational theories about the curriculum, it was possible to determine as a stand out the interpretations - and recreations - given by the local institution and its agents to the official curricular policy of the pedagogy of competences. It was possible to identify some mechanisms of power and dispute which define subjects’ positions in the process of curricular development and its results both in the written curriculum and in action. The study shows that the constitution of the local curriculum is a hybrid process, which incorporates elements of the official proposal and elements of the curricular tradition into the building up of the modular curricular model based on competences. The study also stands out an evaluation performed by the local agents concerning the curricular construction, pointing out the different aspects of the educational model based on competences adopted by the investigated course.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectCurso Técnico em Sistemas de Telecomunicaçõespt_BR
dc.subjectCEFET-RSpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectTechnical Course in Telecommunications Systemspt_BR
dc.titleA construção de um currículo por competências: o caso do Curso Técnico em Sistemas de Telecomunicações do CEFET-RS.pt_BR
dc.title.alternativeThe construction of a curriculum by competencies: the case of the Technical Course in Telecommunications Systems of CEFET-RS.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7694526361231553pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0141183727711568pt_BR
dc.description.resumoSão enfocados neste trabalho os processos de elaboração e detalhamento do currículo do Curso Técnico em Sistemas de Telecomunicações, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (CEFET-RS), que se desenvolveram dentro do contexto da reestruturação educacional e curricular desencadeada com o Decreto 2.208/97 e suas legislações complementares que instituíram o modelo das competências profissionais como ordenador da educação profissional de nível técnico. Trata-se de um estudo de caso que se utilizou de entrevistas semi-estruturadas, grupos focais e análise documental. Os sujeitos da pesquisa foram os agentes da administração escolar, os professores coordenadores da elaboração do detalhamento curricular de cada módulo profissionalizante que compõe o curso, os professores que tiveram participação no processo de elaboração/detalhamento do currículo, os professores que não tiveram participação e também os alunos concluintes do primeiro semestre do ano de 2005. Com isso contemplaram-se os múltiplos sujeitos e instâncias de poder implicados na construção do currículo local. Nas análises realizadas predominantemente a partir do enfoque das teorias educacionais pós-críticas no campo do currículo, destacam-se as interpretações e ressignificações que a instituição local e seus agentes deram à política curricular oficial da pedagogia das competências. São identificados alguns mecanismos de poder e disputas que marcaram as posições dos sujeitos no processo de elaboração curricular e seus resultados no currículo escrito e em ação. O estudo mostra que a constituição do currículo local é um processo de hibridização, o qual incorpora elementos da proposta oficial e elementos da tradição curricular, para a confecção do modelo curricular modular baseado em competências. O estudo destaca também uma avaliação dos agentes locais acerca da construção curricular evidenciando os diferentes aspectos do modelo educacional baseado em competências adotado pelo curso investigado.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Garcia, Maria Manuela Alves


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