Mãos que falam da construção das identidades surdas na escola ouvinte.
Resumo
Nesta dissertação discuto como as identidades surdas vêm sendo construídas pela
experiência da inclusão no Colégio Municipal Pelotense - RS, problematizando os
efeitos da política inclusiva sobre oito alunos surdos no Ensino Médio e Curso
Normal e discutindo os impactos dessa política na construção de suas identidades.
Para tanto, utilizei as contribuições de autores como Foucault, Hall, Silva, Larrosa,
Skliar, Corazza, Perlin, Ewald e Woodward entre outros. Estudar os alunos surdos
significou trazer para essa discussão um pouco da história geral dos surdos e da
educação, através de movimentos sociais e políticos, considerando que os fatos
transcritos através do tempo interferem no presente e no futuro dos surdos.
Proponho uma discussão em torno das políticas educacionais e a questão da
inclusão, passando pela visão da escola especial em que estiveram inseridos os
surdos desta pesquisa, culminando numa reflexão sobre os dilemas vividos pela
escola. Faço uma análise atenciosa no que diz respeito às relações de poder e a
relação com as diferenças numa visão multicultural, entendendo que as identidades
são construídas e modificadas no contato com outras pessoas. Para tanto, usei o
método qualitativo. O próprio Colégio serviu de cenário para a investigação iniciada
em meados de 2005. Três encontros foram organizados com a utilização de
entrevistas semi-estruturadas e filmagem, recursos que possibilitaram refletir,
analisar e elaborar proposições sobre a construção das identidades surdas na
escola ouvinte. Também participou dos encontros, a intérprete de LIBRAS. Os
alunos narraram suas impressões a respeito da escola, da inclusão, dos
professores, dos colegas, das disciplinas, das identidades, da cultura surda, da
língua natural dos surdos. Das mudanças, conquistas e dificuldades fizeram uma
análise crítica baseada nos resultados e efeitos de suas intervenções nas atividades
do colégio. O meu olhar para as alteridades surdas buscou nas narrativas dos
surdos, os dados para serem analisados e interpretados.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: