Show simple item record

dc.creatorMello Filho, Raul Teixeira de
dc.date.accessioned2021-06-26T00:58:30Z
dc.date.available2021-06-24
dc.date.available2021-06-26T00:58:30Z
dc.date.issued2006-03-07
dc.identifier.citationMELLO FILHO, Raul Teixeira de. Investigação-ação numa experiência integradora de educação profissional para jovens e adultos em situação recorrente de escolarização. 2006. 128f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7802
dc.description.abstractThis dissertation is based on a collaborative investigation with students and teachers of two public schools, a municipal and a federal school, having as theoretical support Paulo freire’s studies. In one of such schools I worked with students and teachers of Youngster and Adult Education (so called EJA, in Brazil). In the other school, the focus was the initial and continuing professional education of those EJA students. The field of possibilities of those subjects, such as social background, cultural environment, daily life situations, institutions and groups accessed, provide them with elements to dialogue with hegemonic values and take a position in relation to such values in the privileged space of school. I reflect upon the conception of education that does not submit to the logic of the mere formation of labor for an implacable and voracious market. In order for this to be worth it, our schools must form professionals capable of taking a critical position in the labor world as well as in life. I see action-investigation as a non-idealistic way of discussion and facing of educational problems, proposing them close by the historical action of the subjects, including the investigator him/herself. I believe that the widened dialogue between the two teaching institutions, where the values brought by educators and learners are present, will make it possible the continuity of critical reflections upon the actions performed, as well as the collective planning of new actions. When thinking about the challenge of building a public policy of EJA with formation to labor, we have to search for a qualitatively different education, which has as perspective a tolerant and equalitarian society that recognizes the continuing education as an alienable right of everyone. I analyze, in the argumentation constitution, the contingents of the institutional projects as well as the limits of the young and adult students themselves, both constitutors of complex conditions of development of such way of schooling.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectInvestigação-ação educacional colaborativapt_BR
dc.subjectPolíticas públicapt_BR
dc.subjectYoungster and Adult Educationpt_BR
dc.subjectProfessional educationpt_BR
dc.subjectCollaborative educational action-investigationpt_BR
dc.subjectPublic policiespt_BR
dc.titleInvestigação-ação numa experiência integradora de educação profissional para jovens e adultos em situação recorrente de escolarização.pt_BR
dc.title.alternativeAction research in an integrative experience of professional education for young people and adults in recurrent situations of schooling.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4950487867400114pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8345056690158725pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação baseou-se numa investigação colaborativa com alunos e professores de duas escolas públicas, uma municipal e outra federal, tendo como teoria-guia os estudos de Paulo Freire. Em uma delas, trabalhei com alunos e professores da educação de jovens e adultos. Na outra, o foco foi a educação profissional inicial e continuada desses alunos de EJA. O campo de possibilidades desses sujeitos, tais como: origem social, meio cultural, situações enfrentadas no cotidiano, instituições e grupos acessados, lhes confere elementos para, no espaço privilegiado da escola, dialogarem com os valores hegemônicos e posicionar-se diante deles. Reflito sobre a concepção de educação que não se submete à lógica da mera formação de mão-de-obra para um mercado voraz e implacável. Para que valha a pena, das nossas escolas devem sair profissionais aptos a colocarem-se criticamente no mundo do trabalho e da vida. Penso a investigação-ação como um caminho não idealista de discussão e enfrentamento dos problemas educacionais, propondo-os rente à ação histórica dos sujeitos, inclusive do investigador. Considero que o diálogo ampliado entre as duas instituições de ensino, onde estão presentes os valores trazidos por educadores e educandos, possibilitará uma continuidade de reflexões críticas sobre as ações efetivadas, bem como o planejamento em comum de novas ações. Ao pensar no tamanho do desafio de construir uma política pública de EJA com formação para o trabalho, há de se buscar uma educação qualitativamente diferente, que tenha como perspectiva uma sociedade tolerante e igualitária, que reconheça a educação ao longo da vida como direito inalienável de todos. Analiso, na constituição da argumentação, as contingências dos projetos institucionais e os limites dos próprios alunos jovens e adultos, ambos constituidores de condições complexas de desenvolvimento dessa forma de escolarização.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Kieling, José Fernando


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record