Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorBordini, Adriana
dc.date.accessioned2021-06-26T00:58:59Z
dc.date.available2021-06-25
dc.date.available2021-06-26T00:58:59Z
dc.date.issued2005-02-15
dc.identifier.citationBORDINI, Adriana. Relação professor-aluno: interações na disciplina de algoritmos. 2005. 129f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7804
dc.description.abstractWith this research one tried to know who the teacher of algorithm, at the three educational centers researched, is and how the teacher-student approximation happens both in the classroom and in the data processing laboratory. For such purpose one sought to answer the following questions: on what terms are the relationships that teacher and students experience? What’s the importance of the teacher-student relationship for both the teacher and the student? From these questions one sought to focus the study on the context of the algorithms course, major in data processing, at three educational centers – CEFET/RS, Colégio Objetivo and UCPEL. For this purpose the referencial of Santos (1999), Alarcão (2001), Penteado (2002) and Freire (1996), who study the emergent paradigm, allowed a reflection on the student, the teacher, the knowledge and the relationships which flow among them, both in the classroom and in the data processing laboratory. From an etnographic study one utilized some observations in the classroom. Thus, the present paper allowed a few conclusions, such as: in the classroom, the teachers work with the theory detached from the practice, generating nonsense and meaningless contents to the students; the students´motivation towards the course is an easy step for his interest in the content, and his learning of algorithms is a due consequence; the usage of challenging methodologies by the teacher generates some sort of enthusiasm upon the student who feels the need for some knowledge searching; the teacher-student relationship is not a defining one concerning the learning of algorithms by the student, but it supports this process. Thus, it is up to the teacher to ellicit dialogue situations with his student.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectParadigma comunicacionalpt_BR
dc.subjectRelação professor-aluno-conhecimentopt_BR
dc.subjectAlgoritmopt_BR
dc.subjectCommunicational paradigmpt_BR
dc.subjectTeacher-student-knowledge relationshippt_BR
dc.subjectAlgorithmpt_BR
dc.titleRelação professor-aluno: interações na disciplina de algoritmos.pt_BR
dc.title.alternativeTeacher-student relationship: interactions in the discipline of algorithms.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0110259331805679pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5732783206082038pt_BR
dc.description.resumoCom esta pesquisa, procurou-se conhecer quem é o docente de Algoritmos nas três instituições pesquisadas e como acontece a aproximação professor-aluno na sala de aula e laboratório de informática. Para tal, buscou-se responder às seguintes questões: Como são as relações que professores e alunos vivenciam? Que importância tem para o professor e para o aluno a relação professor-aluno? A partir dessas questões, procurou-se focar o estudo no contexto da disciplina de Algoritmos do curso de Informática de três instituições de ensino – CEFET/RS, Colégio Objetivo e UCPel. Para isso, o referencial de Santos (1999), Alarcão (2001), Penteado (2002) e Freire (1996), estudiosos do paradigma emergente, possibilitou uma reflexão sobre o aluno, o professor, o conhecimento e as relações que fluem entre eles, tanto na sala de aula, quanto no laboratório de Informática. A partir de um estudo etnográfico, utilizaram-se observações em sala de aula, questionários com os alunos e entrevistas com professores e alunos. Assim, este trabalho propiciou algumas percepções, tais como: nas aulas, os professores trabalham a teoria descolada da prática, gerando conteúdos sem sentido e significado para os alunos; a motivação do aluno para com a disciplina facilita seu interesse no conteúdo e, conseqüentemente, o seu aprendizado em Algoritmos; o uso de metodologias desafiadoras pelo professor gera entusiasmo no aluno, que sente a necessidade de ir em busca de conhecimentos; a relação professor-aluno não é definidora do aprendizado do aluno em Algoritmos, mas auxilia no processo de aprendizagem. Assim, cabe ao professor possibilitar situações de diálogo com o seu aluno.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Porto, Tania Maria Esperon


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem