Ensino de leitura: o que diz um grupo de professores de espanhol da rede pública de Pelotas.
Resumo
Esta dissertação apresenta um estudo sobre se dá o ensino de leitura na sala de
aula de Espanhol como língua estrangeira, a partir das entrevistas realizadas com
um grupo de professores de Espanhol do ensino fundamental da rede pública
pelotense, que atuam na zona urbana de Pelotas. A pesquisa está norteada pela
metodologia qualitativa. A base teórica é formada pelos estudos sobre o contexto do
ensino de línguas estrangeiras, particularmente do Espanhol no Brasil; sobre a
leitura e o seu processamento; a compreensão textual. Também confluem estudos
sobre a metacognição, a metacompreensão e o trabalho com tipologia textual na
sala de aula de ELE. Na pesquisa são analisados fatores subjacentes à atividade de
leitura na aula de Espanhol como língua estrangeira como concepção de leitura e
texto e os hábitos de leitura que os professores colaboradores mantêm em suas
vidas privadas. Analisa-se também a estrutura da aula de leitura dos sujeitos da
pesquisa, evidenciando o desenvolvimento de estratégias de leitura; o tempo e o tipo
de material empregado nas aulas dos professores informantes. Com esse estudo,
esperamos promover uma reflexão de que o desenvolvimento da leitura permeia o
ensino e a aprendizagem em todas as disciplinas e é particularmente significativa na
aula de ELE por contribuir para a formação de leitores críticos e ativos.
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