Mostrar registro simples

dc.creatorSica, Carla Maria Simões
dc.date.accessioned2021-06-30T15:00:39Z
dc.date.available2021-06-29
dc.date.available2021-06-30T15:00:39Z
dc.date.issued2009-09-17
dc.identifier.citationSICA, Carla Maria Simões. Ensinar física a partir dos conhecimentos que os alunos explicitam: desafios e limites de uma prática pedagógica. Pelotas, 2009. 91f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7822
dc.description.abstractThis study presents, analyses and discusses the results of a pedagogical work developed under the hypothesis of working with Physics contents from what students seem to bring in terms of their cultural and experience background. Through the application of a differentiated methodological praxis for the teaching of electricity, it was possible to follow a pathway that allowed us to look at the possibility of thinking over how the teaching of Physics is taking place nowadays. The experience involved a third year high school group of a state school in Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil. We tried to launch a challenge in the sense of thinking the teaching from a different point of view, one that could enlarge the perspective of the scientific rationality, at the same time that such teaching also respected differences and sought another kind of relation in the classrooms of that subject. The main purpose was to rescue and value the knowledge brought by the students’ everyday lives to the classroom, and, based on them, develop the Physics contents so as to encourage learners to relate their previous knowledge to the topic being taught. By doing so, we aimed at helping students to better understand the phenomena involved in the contents of Physics, making its studies less uninteresting for them. The results were promising in the sense of showing that, even though there is some resistance to a student-centered teaching, we can really think of another logic for the teaching of Physics, and that such perspective must be present in courses that form teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectExperiência metodológicapt_BR
dc.subjectDiálogo entre conhecimentospt_BR
dc.subjectTeaching of fhysicspt_BR
dc.subjectMethodological experiencept_BR
dc.subjectDialogue between knowledgept_BR
dc.titleEnsinar Física a partir dos conhecimentos que os alunos explicitam: desafios e limites de uma prática pedagógica.pt_BR
dc.title.alternativeTeaching Physics from the knowledge that students express: challenges and limits of a pedagogical practice.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3251553497804444pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0843086784953517pt_BR
dc.description.resumoEste estudo expõe, analisa e discute os resultados de um trabalho metodológico desenvolvido sob a hipótese de trabalhar conteúdos de Física a partir do que os alunos explicitam sobre os conhecimentos que carregam em sua “bagagem” cultural e experiencial. Através da aplicação de uma prática metodológica diferenciada para o ensino de eletricidade pudemos percorrer um caminho que favoreceu um olhar sobre a possibilidade de refletir como está sendo desenvolvido, atualmente, o ensino de Física. A experiência envolveu uma turma de 3º ano do ensino médio de uma Escola Estadual de Pelotas/RS. Procurou-se lançar um desafio no sentido de pensar o ensino sob outra ótica, que ampliasse a perspectiva da racionalidade científica, ao mesmo tempo em que esse ensino respeitasse as diferenças e buscasse outro tipo de relação nas salas de aula dessa disciplina. O objetivo central foi resgatar e valorizar os conhecimentos que os alunos trazem do seu dia-adia para sala de aula e, a partir deles desenvolver os conteúdos de Física buscando estimulá los no sentido de relacionar seus conhecimentos anteriores com o assunto que estava sendo ensinado. Nessa prática a intenção foi ajudá-los a melhor compreender os fenômenos envolvidos nos conteúdos de Física, tornando seu estudo menos enfadonho para os alunos. Os resultados foram promissores no sentido de percebemos que, embora ainda existam resistências a um ensino que seja centrado no aluno, podemos pensar em outra lógica para o ensino de Física, e que essa perspectiva precisa estar presente nos cursos de formação de professores.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Zanchet, Beatriz Maria Boéssio Atrib


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples