Mostrar registro simples

dc.creatorJorge, Carolina da Cruz
dc.date.accessioned2021-06-30T15:00:59Z
dc.date.available2021-06-29
dc.date.available2021-06-30T15:00:59Z
dc.date.issued2009-08-20
dc.identifier.citationJORGE, Carolina da Cruz. Discutindo sobre concepções de aprendizagem: uma experiência significativa com um grupo de professoras. Pelotas, 2009. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7823
dc.description.abstractThe present study presents the results of an intervention directed to a group of in-service teachers, working in a private institution for the education of adolescents and adults, located in the city of Rio Grande (RS). This perspective, the main objective was to plan, to execute and to evaluate a cycle of discussions about different conceptions of learning. The intervention was developed during five meetings of 04 hours each that they had turned about conceptions of learning and was organized according to the principles of Historical- Cultural Psychology, involving dialogues and sharing of experiences provoked by the introduction of contents related to the main learning conceptions that underline, either consciously or unconsciously, current teachers’ practice. Debates were aimed at leading participants to reflect upon their pedagogic actions and about themselves, as professionals. The theoretical frame that gave support to the planning and implementation of the cycle has been organized into two parts: in the initial part, learning conceptions were presented (innate, behaviorist, constructivist, historical-cultural) mainly based on texts produced by Becker (1993, 1994, 1996), Pozo (2002), Fontana e Cruz (1997) and Vigotski (1996, 2000, 2007). The investigation had a qualitative character and the following data collection instruments were used: questionnaire to evaluate participants´ previous knowledge about the cycle’s discussion theme; field diary; reflexive written exercises carried out during the cycle; and focus group aiming at a final assessment of the evaluation. Data was analyzed and interpreted using the technique of content analysis. The results indicate that a discussion focused and organized about learning conceptions is an essential element for all initial and in-service teacher formation courses. It has been possible to perceive that participants´ concepts about such conceptions, which were initially spontaneous and disorganized, became conscious and systematic, by the end of the cycle. New contents related to learning conceptions have been internalized and reflections promoted self-knowledge. The manner in which the cycle was organized has been evaluated as very adequate and efficient in terms of fulfilling the objectives of the intervention.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectConcepções de aprendizagempt_BR
dc.subjectProfessor reflexivopt_BR
dc.subjectFormação docente continuadapt_BR
dc.subjectPsicologia histórico-culturalpt_BR
dc.subjectLearning conceptionspt_BR
dc.subjectReflexive teacherpt_BR
dc.subjectIn-service teacher formationpt_BR
dc.subjectHistorical-cultural psychologypt_BR
dc.titleDiscutindo sobre concepções de aprendizagem: uma experiência significativa com um grupo de professoras.pt_BR
dc.title.alternativeDiscussing learning conceptions: a meaningful experience with a group of teachers.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7471559257005199pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9565345581329474pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo apresenta os resultados de uma intervenção realizada com um grupo de professoras em serviço de uma instituição privada, de Educação de Jovens e Adultos, no município de Rio Grande (RS). Nessa perspectiva, o objetivo principal foi planejar, realizar e avaliar um ciclo de discussões sobre as concepções de aprendizagem. A intervenção foi desenvolvida em cinco encontros de 04 horas cada, que versaram sobre concepções de aprendizagem e foi estruturada a partir dos pressupostos da Psicologia Histórico-cultural, envolvendo diálogos e trocas de experiências a partir da introdução de conteúdos relativos às principais concepções de aprendizagem que embasam, conscientemente ou não, as práticas docentes, na atualidade. Os debates estabelecidos visaram a levar as participantes a refletir sobre suas ações pedagógicas e sobre si mesmas, enquanto profissionais. O referencial teórico que embasou o planejamento e a implementação do ciclo foi composto por duas partes: na parte inicial, foram apresentadas concepções de aprendizagem (inatista, comportamentalista, construtivista e históricocultural) tendo por base, principalmente, os textos de Becker (1993, 1994, 1996), Pozo (2002) e Fontana e Cruz (1997) e Vigotski (1996, 2000, 2007). A partir das contribuições de Tardif (2002), Pimenta (1999), e outros, na segunda parte, foram discutidos os saberes que constituem a docência e a importância da reflexão, basicamente com o apoio das ideias de Schön (1992), Pérez Gómez (1995) e Campos e Pessoa (1998). A investigação delineou-se como um estudo qualitativo, sendo utilizados os seguintes instrumentos para a coleta de dados: questionário para avaliar os conhecimentos prévios das participantes sobre a temática do ciclo; diário de campo; exercícios reflexivos escritos, realizados durante os encontros; e grupo focal, que visou a avaliação final da intervenção. Os dados foram analisados e interpretados a partir de procedimento de análise temática. Os resultados encontrados indicam a essencialidade de uma discussão focada e organizada sobre as concepções de aprendizagem em todos os cursos de formação inicial e continuada. Foi possível verificar que os conceitos das participantes sobre essas concepções, inicialmente espontâneos e desorganizados, tornaram-se conscientes e sistematizados ao final do ciclo. Houve também a internalização de novos conteúdos relativos às concepções de aprendizagem e as reflexões instituídas promoveram autoconhecimento nas docentes. A forma como o ciclo foi organizado foi avaliada como bastante adequada e eficaz para alcançar os objetivos estabelecidos.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Damiani, Magda Floriana


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples