dc.creator | Jorge, Carolina da Cruz | |
dc.date.accessioned | 2021-06-30T15:00:59Z | |
dc.date.available | 2021-06-29 | |
dc.date.available | 2021-06-30T15:00:59Z | |
dc.date.issued | 2009-08-20 | |
dc.identifier.citation | JORGE, Carolina da Cruz. Discutindo sobre concepções de aprendizagem: uma experiência significativa com um grupo de professoras. Pelotas, 2009. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7823 | |
dc.description.abstract | The present study presents the results of an intervention directed to a group of in-service
teachers, working in a private institution for the education of adolescents and adults,
located in the city of Rio Grande (RS). This perspective, the main objective was to plan, to
execute and to evaluate a cycle of discussions about different conceptions of learning. The
intervention was developed during five meetings of 04 hours each that they had turned
about conceptions of learning and was organized according to the principles of Historical-
Cultural Psychology, involving dialogues and sharing of experiences provoked by the
introduction of contents related to the main learning conceptions that underline, either
consciously or unconsciously, current teachers’ practice. Debates were aimed at leading
participants to reflect upon their pedagogic actions and about themselves, as
professionals. The theoretical frame that gave support to the planning and implementation
of the cycle has been organized into two parts: in the initial part, learning conceptions were
presented (innate, behaviorist, constructivist, historical-cultural) mainly based on texts
produced by Becker (1993, 1994, 1996), Pozo (2002), Fontana e Cruz (1997) and Vigotski
(1996, 2000, 2007). The investigation had a qualitative character and the following data
collection instruments were used: questionnaire to evaluate participants´ previous
knowledge about the cycle’s discussion theme; field diary; reflexive written exercises
carried out during the cycle; and focus group aiming at a final assessment of the
evaluation. Data was analyzed and interpreted using the technique of content analysis.
The results indicate that a discussion focused and organized about learning conceptions is
an essential element for all initial and in-service teacher formation courses. It has been
possible to perceive that participants´ concepts about such conceptions, which were
initially spontaneous and disorganized, became conscious and systematic, by the end of
the cycle. New contents related to learning conceptions have been internalized and
reflections promoted self-knowledge. The manner in which the cycle was organized has
been evaluated as very adequate and efficient in terms of fulfilling the objectives of the
intervention. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Concepções de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Professor reflexivo | pt_BR |
dc.subject | Formação docente continuada | pt_BR |
dc.subject | Psicologia histórico-cultural | pt_BR |
dc.subject | Learning conceptions | pt_BR |
dc.subject | Reflexive teacher | pt_BR |
dc.subject | In-service teacher formation | pt_BR |
dc.subject | Historical-cultural psychology | pt_BR |
dc.title | Discutindo sobre concepções de aprendizagem: uma experiência significativa com um grupo de professoras. | pt_BR |
dc.title.alternative | Discussing learning conceptions: a meaningful experience with a group of teachers. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7471559257005199 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9565345581329474 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo apresenta os resultados de uma intervenção realizada com um grupo
de professoras em serviço de uma instituição privada, de Educação de Jovens e Adultos,
no município de Rio Grande (RS). Nessa perspectiva, o objetivo principal foi planejar,
realizar e avaliar um ciclo de discussões sobre as concepções de aprendizagem. A
intervenção foi desenvolvida em cinco encontros de 04 horas cada, que versaram sobre
concepções de aprendizagem e foi estruturada a partir dos pressupostos da Psicologia
Histórico-cultural, envolvendo diálogos e trocas de experiências a partir da introdução de
conteúdos relativos às principais concepções de aprendizagem que embasam,
conscientemente ou não, as práticas docentes, na atualidade. Os debates estabelecidos
visaram a levar as participantes a refletir sobre suas ações pedagógicas e sobre si
mesmas, enquanto profissionais. O referencial teórico que embasou o planejamento e a
implementação do ciclo foi composto por duas partes: na parte inicial, foram apresentadas
concepções de aprendizagem (inatista, comportamentalista, construtivista e históricocultural)
tendo por base, principalmente, os textos de Becker (1993, 1994, 1996), Pozo
(2002) e Fontana e Cruz (1997) e Vigotski (1996, 2000, 2007). A partir das contribuições
de Tardif (2002), Pimenta (1999), e outros, na segunda parte, foram discutidos os saberes
que constituem a docência e a importância da reflexão, basicamente com o apoio das
ideias de Schön (1992), Pérez Gómez (1995) e Campos e Pessoa (1998). A investigação
delineou-se como um estudo qualitativo, sendo utilizados os seguintes instrumentos para
a coleta de dados: questionário para avaliar os conhecimentos prévios das participantes
sobre a temática do ciclo; diário de campo; exercícios reflexivos escritos, realizados
durante os encontros; e grupo focal, que visou a avaliação final da intervenção. Os dados
foram analisados e interpretados a partir de procedimento de análise temática. Os
resultados encontrados indicam a essencialidade de uma discussão focada e organizada
sobre as concepções de aprendizagem em todos os cursos de formação inicial e
continuada. Foi possível verificar que os conceitos das participantes sobre essas
concepções, inicialmente espontâneos e desorganizados, tornaram-se conscientes e
sistematizados ao final do ciclo. Houve também a internalização de novos conteúdos
relativos às concepções de aprendizagem e as reflexões instituídas promoveram
autoconhecimento nas docentes. A forma como o ciclo foi organizado foi avaliada como
bastante adequada e eficaz para alcançar os objetivos estabelecidos. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Damiani, Magda Floriana | |