Mostrar registro simples

dc.creatorFerreira, Raquel Andrade
dc.date.accessioned2021-06-30T15:01:47Z
dc.date.available2021-06-30
dc.date.available2021-06-30T15:01:47Z
dc.date.issued2009-12-21
dc.identifier.citationFERREIRA, Raquel Andrade. Dilaceração: uma poética do aprender em arte. 2009. 104f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7825
dc.description.abstractLaceration: a poetics of learning in art" arose from readings, although incipient, about Nietzche's "Birth of Ragédia or Hellenism and Pessimism" in which the philosopher exposes the problems of creation and the tragic dimension in the processes of learning and the construction of his conception of aesthetics from a dionysian view of the world. It is presented as an artistic intervention within the Graduate Program in Education - Master - FAE/UFPEL, in the problematization of academic educational research and the relationship with the artistic process in the learning of a poetics in Visual Arts, whose path involves four artistic works that are crossed by the aesthetic figure of "*", "Torn Apart" - performed on digital support consisting of the throwing of a series of household dishobjects on a wall3; "250 Km to the south" - consist of a series of three drawings made with blue ballpoint pen on Voil fabric, "Borde rewrite" - states a more poetic educational writing embroidering texts on other supports and resesestitching the shards in the align of the labyrinth, and the "Labyrinth book" that makes the junction and laceration of all these elements potentiating this creation. It consists of the inventory of works of art, literary crossings and the encounter with Nietzsche, Deleuze, Guattari, Spinoza, Henry Miller, Hilda Hilst, Artaud, together with artists, Leonilson, Hélio Oiticica, Joseph Beuys, Barrio, Louise Bourgeois. From the meeting with colleagues, friends, advisors and professors of the FAE/UFPEL program and the line of the Difference of the Faculty of Education at the Federal University of Rio Grande do Sul / UFRGS, Porto Alegre, who are the intercessors of this literary-artistic production.What is at stake here is not to think about learning by traditional models of doing academic research, but rather to show the pedagogical potential of this learning through a poetics of the process, work in progress, in the creation of the labyrinth book object. It is affirmed as a contemporary artistic production that dissertations through the construction of the labyrinth the possibility of thinking about the relationship between art and life approaching them by experimentation and transgression in form thus producing the difference. More than thinking about the concepts, what is intended here is to problematize the way it comes from the concepts to create and affirm a will of art in learning. It exposes the problems of creation, laceration and the tragic sense of existence traversed by Nietzschiano perspectivism in the dionysisms of the aesthetic act.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectPoéticapt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectSentido trágicopt_BR
dc.subjectCriaçãopt_BR
dc.subjectDilaceraçãopt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectAestheticspt_BR
dc.subjectPoeticspt_BR
dc.subjectVisual artspt_BR
dc.subjectTragic sensept_BR
dc.subjectCreationpt_BR
dc.subjectLacerationpt_BR
dc.titleDilaceração: uma poética do aprender em arte.pt_BR
dc.title.alternativeLaceration: a poetics of learning in art.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5538637454915791pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7490451482911533pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Zordan, Paola Basso Menna Barreto Gomes
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4035205657093564pt_BR
dc.description.resumoDilaceração: uma poética do aprender em arte" surgiu a partir de leituras, ainda que incipientes, sobre o o "Nascimento da TRagédia ou Helenismo e Pessimismo" de Nietzche, em que o filósofo expõe os problemas da criação e a dimensão trágica nos processos da aprendizagem e a construção de sua concepção de estética a partir de uma visão dionisíaca do mundo. Apresenta-se como uma intervenção artística dentro do programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - FAE/UFPEL, na problematização da pesquisa educacional acadêmica e a relação com o processo artístico no aprendizado de uma poética em Artes Visuais, cujo percurso envolve quatro obras artísticas que são atravessadas pela figura estética do "*", "Dilacerado" - realizado sobre suporte digital que consiste no arremesso de uma série de objetos de louça de uso doméstico sobre uma parede3; "250 Km ao Sul" - compõem-se de uma série de três desenhos realizados com caneta esferográfica azul sobre tecido Voil, "Borde rescrever" - afirma uma escrita educacional mais poética bordando textos em outros suportes e recosturando os cacos no alinhavar do labirinto, e o "livro Labirinto" que faz a junção e dilaceração de todos esses elementos potencializando essa criação. Constitui-se do inventariado de obras de arte, atravessamentos literários e do encontro com Nietzsche, Deleuze, Guattari, Spinoza, Henry Miller, Hilda Hilst, Artaud, juntamente com artistas, Leonilson, Hélio Oiticica, Joseph Beuys, Barrio, Louise Bourgeois. Do encontro com colegas, amigos, orientadores e professores do programa FAE/UFPEL e da linha da Diferença da Faculdade de Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ UFRGS, Porto Alegre, que são os intercessores dessa produção litero-artística. O que está em jogo aqui, não é pensar a aprendizagem pelos modelos tradicionais de fazer pesquisa acadêmica, e sim mostrar o potencial pedagógico desse aprendizado através de uma poética do processo, work in progress, na criação do objeto livro labirinto. Afirma-se como uma produção artística contemporânea que disserta via construção do labirinto a possibilidade de se pensar a relação entre a arte e vida aproximando-as pela experimentação e transgressão na forma produzindo assim a diferença. Mais do que pensar os conceitos, o que se pretende aqui é problematizar a forma pelo que devém dos conceitos para criar e afirmar uma vontade de arte no aprender. Expõe os problemas da criação, do dilaceramento e do sentido trágico da existência atravessado pelo perspectivismo nietzschiano nos dionisismos do ato estético.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Jarbas Santos


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples