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dc.creatorSouza, Roseli Calvetti
dc.date.accessioned2021-06-30T15:02:03Z
dc.date.available2021-06-30
dc.date.available2021-06-30T15:02:03Z
dc.date.issued2009-09-15
dc.identifier.citationSOUZA, Roseli Calvetti. Direitos humanos na educação: um estudo em escolas da fronteira Brasil / Uruguai. Pelotas, 2009. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7826
dc.description.abstractThe study deals with human rights in education (macro) as a principle for a study of human rights in school (micro). It is a walk through the history of human rights and their evolution over time, in order to better explain the progress acquired and the current directions that human rights are winning. For this, use it to support the legislation, statements and literature specific authorities committed to addressing human rights. Taking into account the profes-sional activities related to education and citizenship has seized upon this work to ob-serve different realities in the socio-economic-cultural characteristics. The National Plan for Human Rights Education boosted the recent and necessary ways to address the issue in Brazil. In Uruguay, the Human Rights theme is constant in all segments beginning with the story, which is always reliving the moments, especially those ex-perienced in the military dictatorship. In the school curriculum Uruguayan studied, appears to asignatura Human Rights, the Brazilian school, however, there is no spe-cific form of this discipline, the issues are diluted in cross-cutting themes or other areas and / or disciplines. To explore these issues we carried out a qualitative study aiming to identify and describe teaching practices targeted human rights education in two schools located on the border, one in Brazil and one from Uruguay. The devel-opment of the research involved document analysis, observations and interviews with representatives of different segments that are part of the development and implemen-tation of pedagogical duties (teachers, supervisors, team policy, and students) at both schools. At the end the differences were evident in the way of dealing with HD in the school, and were the sharp regional and cultural influences of each place and each school. Ear school students surveyed, we can say and understand the policy and / or set up in every educational institution analyzed. The students reflect the are receiving in class or experience within the school context.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectHuman rightspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.titleDireitos Humanos na educação: um estudo em escolas da fronteira Brasil / Uruguai.pt_BR
dc.title.alternativeRights in education: a study in schools of the border between Brazil and Uruguay.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8888579221391748pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6507656416518174pt_BR
dc.description.resumoO estudo trata dos Direitos Humanos na educação (macro) como princípio para um estudo dos Direitos Humanos na escola (micro). Faz-se uma caminhada pelo histórico dos Direitos Humanos e pela sua evolução do decorrer dos tempos, a fim de melhor explicitar os avanços adquiridos e as atuais direções que os Direitos Humanos vêm conquistando. Para isso, usam-se como suporte as legislações, as declarações e a literatura específica de autoridades empenhadas em abordar Direitos Humanos. Levando-se em consideração as atividades profissionais, afins com a educação e cidadania, pautou-se este trabalho para observar realidades distintas, em contextos sócio-econômico-culturais peculiares. O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos impulsionou as recentes e necessárias formas de se tratar a questão, no Brasil. No Uruguai, a temática Direitos Humanos é constante em todos os segmentos, a começar pela própria história, que está sempre revivendo os momentos, especialmente os vividos na ditadura militar. No currículo da escola uruguaia estudada, aparece a asignatura1 Direitos Humanos; na escola brasileira, no entanto, não há de forma específica essa disciplina, as temáticas estão diluídas em temas transversais ou em outras áreas e/ou disciplinas. Para aprofundar estas questões realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa com o objetivo de identificar e descrever as práticas pedagógicas direcionadas aos Direitos Humanos na educação, em duas escolas situadas na fronteira, uma do Brasil e outra do Uruguai. O desenvolvimento da investigação envolveu análise documental, observações e entrevistas com representantes dos diferentes segmentos que fazem parte da elaboração e execução dos fazeres pedagógico (professores, supervisores, equipe diretiva e alunos) em ambas as escolas. Ao final foram evidenciadas as diferenças na maneira de tratar DH na escola, sendo que ficaram nítidas as influências culturais e regionais de cada lugar e de cada escola. Ouvidos os alunos das escolas pesquisadas, é possível afirmar e entender a política seguida e/ou instaurada em cada Instituição de ensino analisada. Os educandos expressam o que recebem nas aulas ou vivenciam no contexto escolar.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, Maria Cecilia Lorea


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