Show simple item record

dc.creatorKwecko, Viviani Rios
dc.date.accessioned2021-06-30T15:02:58Z
dc.date.available2021-06-30
dc.date.available2021-06-30T15:02:58Z
dc.date.issued2009-06-06
dc.identifier.citationKWECKO, Viviani Rios. Educação e Comunicação: a experiência de jovens no desenvolvimento de um programa de rádio. Orientadora: Tania Maria Esperon Porto. 2009. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7829
dc.description.abstractThis study is integrated with the research area of Teachers formation: teaching, learning and knowledge. It finds itself located in the field of media-education and aimed to investigate a media-educative practice with a radio. The research was carried on with a group of teenagers and is inserted in the non-formal education area. The radio program called “Blecaute: sua parada técnica” is an afoot project developed after the partnership between Colégio Técnico Industrial Prof°. Mário Alquati and the Rádio Universidade, both linked to the Universidade Federal do Rio Grande.This study has as a starting point the language used in the radio, by a group of teenagers with ages between 13 and 17 years old, in the composition of a radio program that is part of the scheduling of the Rádio Universidade FM of Rio Grande (106,7 MHz).The objective of this investigation was to map out how the young participants of this program construct processes of critical appropriation of information and also to trace which meanings are attributed by this group to this media-educative experience.This project was structured from a case of study; the data was collected from the recording of the meetings of the studio programs and textual excerpts from the participants‟ homepages. A qualitative analysis of the results was held on. The results indicate a relation between information and knowledge in the construction of the consciousness‟ process, the valorization of the speaking space, of autonomy and the collective construction of knowledge by the youth.Education is considered a field of creation that promotes social change, in which the knowledge consolidation in social experience is the main condition for the learning quest, increased through the specific appropriation of radio and the Information and Communication Technologies – ICT‟s, in general, by the agents of the educational process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectConscientizaçãopt_BR
dc.subjectProdução de sentidopt_BR
dc.subjectEducation and communicationpt_BR
dc.subjectYouthpt_BR
dc.subjectConsciousnesspt_BR
dc.subjectMeaning productpt_BR
dc.titleEducação e Comunicação: a experiência de jovens no desenvolvimento de um programa de rádio.pt_BR
dc.title.alternativeEducation and Communication: the experience of youth in the development of a radio program.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7813239365964664pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5732783206082038pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo, integrado à linha de pesquisa Formação de professores: ensino, aprendizagem e conhecimento, encontra-se circunscrito no campo da mídia-educação e buscou investigar uma prática de mídia-educativa com rádio, inserida no âmbito da educação não-formal, desenvolvida com um grupo de jovens adolescentes. O programa de rádio Blecaute: sua parada técnica é um projeto em andamento, desenvolvido mediante parceria entre o Colégio Técnico Industrial Profº. Mário Alquati,– CTI/FURG e a Rádio Universidade, ambos ligados a Universidade Federal do Rio Grande. E têm como fio condutor à linguagem radiofônica utilizada por um grupo de jovens adolescentes (entre 13 e 17 anos) na composição de um programa de rádio, parte da grade de programação da Rádio Universidade FM do Rio Grande (106,7MHz). O principal objetivo dessa investigação foi delinear como os jovens participantes desse programa constroem processos de apropriação crítica da informação e quais os significados atribuídos pelo grupo para essa experiência com uma mídia educativa. O projeto foi estruturado a partir de um estudo de caso, tendo como instrumentos de coleta de dados as gravações das reuniões de pauta, dos programas de estúdio e fragmentos textuais retirados dos blogs dos participantes. Foi realizado uma análise qualitativa dos resultados e os principais tópicos que surgiram indicam a relação entre informação e conhecimento na construção de processos de conscientização, a valorização do espaço de fala, da autonomia e da construção coletiva do saber pelos jovens. Considero a educação um campo de criação propulsora para as transformações sociais, no qual a consolidação do conhecimento na vivência social é o requisito primordial para a busca de aprendizado, ampliado a partir da apropriação específica do rádio e das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, de modo geral, pelos sujeitos do processo educacional.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Porto, Tania Maria Esperon


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record